Sanear fala no Kalhi Zaher sobre a importância do uso racional da...
VendaMais

Sanear fala no Kalhi Zaher sobre a importância do uso racional da água

SHARE
Foto: Roger Andrade

Por Valdeque Matos

A importância da água para os seres vivos, assim como a necessidade de economizar para não faltar no futuro, foram tema central da palestra que o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear levou, nesta quinta-feira, aos alunos da Educação Infantil Khalil Zaher.

A palestra “Caminho das Águas”, proferida pelo diretor de manutenção do Sanear, Cristovão Teixeira, integra o programação  da autarquia em homenagem ao Dia da Água, comemorado no último domingo (22). Outras unidades escolares do município também receberam durante a semana a palestra “Caminho das Águas”.

As crianças da Educação Infantil, dos turnos da manhã e tarde, de uma forma bastante interativa conheceram o caminho que a água percorre até chegar às torneiras de suas casas e receberam dicas de como fazer uso consciente da água.

A animação tomou conta das crianças que puderam além de cantar, assistir filme e conversar com a equipe do Sanear, que explicou com slides o sistema de captação e de tratamento de água que chegam até as casas e a preocupação e os investimentos feitos pela autarquia para diminuir os danos ambientais na destinação das águas residuais no Rio Vermelho. Além disso, foram mostrados exemplos didáticos de uso correto da água.

Segundo Cristovão, esse trabalho de conscientização junto às crianças contribui para a formação de uma consciência infantil em relação ao uso sustentável da água. Pois, por meio de palestras interativas, consegue-se de forma lúdica chegar bem perto das crianças. “Através de músicas e desenhos conseguimos fazer com que elas usem essas informações também em casa, passando aos pais a importância do uso correto da água”, explicou.

A coordenadora da educação infantil da escola, Itamar Milan, avaliou que a palestra motivou bastante os alunos, em relação à economia de água e a preocupação para que ela não falte no futuro. “Foi ótimo”, disse. Nesta sexta-feira, outra turma de alunos da escola vai receber os trabalhos da equipe do Sanear.

Poços artesianos

A água que chega às casas em Rondonópolis é captada no Rio Vermelho e em 37 poços artesianos espalhados pela cidade. Hoje, a maioria da captação é de  poços, 54%. Uma situação que foi invertida com os investimentos feitos nos últimos dois anos pela prefeitura de Rondonópolis, por meio do Sanear, para reverter o quadro de déficit entre a produção de água e a necessidade de consumo da cidade.

Com a decisão do prefeito Percival Muniz de investir na perfuração de novos poços artesianos, Rondonópolis acabou com o rodízio no abastecimento. Com isso, mais de 70 mil pessoas deixaram de sofrer com a falta diária de água. Os investimentos em reservatórios para aumentar a produção de água tratada continuam, como, por exemplo, as obras da nova Estação de Tratamento de Água- ETA.

Nova ETE

Rondonópolis também avançou na ampliação da coleta de esgoto neste período de pouco mais de dois anos. Saltou de 26% para 75% da cidade coberta com rede de esgoto, que por meio das elevatórias já concluídas levam o esgoto coletado para a nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.

A Nova ETE, representa o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia de tratamento de águas residuais. A meta é até o final de 2016 chegar bem próximo de 100% do esgoto coletado e tratado.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO