Sanear adquire Software e vai automatizar saneamento básico de Rondonópolis
Fullbanner1



Sanear adquire Software e vai automatizar saneamento básico de Rondonópolis

Fonte: Da redação
SHARE

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) está automatizando todas as operações de saneamento básico no município e para isso investiu na aquisição do software Elipse E3, que irá auxiliar os profissionais da Central de Operações no controle da coleta e tratamento de água e esgoto.

    O software dará suporte para a automação de todo o sistema de saneamento no município, incluindo novos equipamentos e mobiliários que farão parte das estruturas de captação, distribuição e tratamento de água e de efluentes. Os operadores e supervisores do Sanear estão recebendo treinamentos para integrar novas tecnologias às centrais de controle.

    Com a automação, as equipes terão acesso às unidades operacionais do Sanear, incluindo estações de tratamento, reservatórios, tubulações, captações e todo o sistema de bombeamento, podendo fazer intervenções pelo computador. O funcionamento do sistema estará preparado para que a identificação de vazamentos e possíveis problemas nas redes de água e esgoto seja feita virtualmente. “Antes que os moradores percebam que há algum problema, já identificaremos para agir de forma preventiva”, explica Hermes Ávila, diretor técnico do Sanear. O sistema permite ainda o controle mais eficiente na distribuição de água. Com um clique, o técnico fará as manobras necessárias, evitando perdas de água e consequências para a população.

    A operação do sistema será executada pelo aplicativo no computador e nos celulares. Hermes ressalta que o software garantirá a segurança no sistema operacional, trazendo melhorias para o saneamento do município. “Com a tecnologia conseguiremos identificar problemas com antecedência, minimizar riscos de desabastecimento e melhorar a qualidade do nosso serviço”, destaca.