Rondonópolis tem opção em 22 cursos e 1.147 vagas via Sisu
Supermoveis

Fullbanner2


Rondonópolis tem opção em 22 cursos e 1.147 vagas via Sisu

Inscrições acabam no próximo dia 14

Fonte:
SHARE

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão abertas e são feitas exclusivamente pela internet no site do Sisu e vai até o dia 14 de janeiro. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece só em Rondonópolis 1.147 vagas em 22 cursos. No estado todo, os candidatos poderão se candidatar a 8,9 mil vagas em 3 instituições públicas de educação superior.

Para se inscrever, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e não pode ter zerado na redação. O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas para Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

A nota de corte se dá durante o período de inscrição e uma vez por dia. O Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição. A convocação das instituições de ensino aos candidatos em lista de espera começa a partir do dia 4 de fevereiro.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem foram divulgadas no dia 8 de janeiro.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 5.940 vagas distribuídas entre 107 cursos, nos campi de Cuiabá (53 cursos e 2.905 vagas), Rondonópolis (22 cursos e 1.147 vagas), Sinop (11 cursos e 811 vagas), Araguaia (16 cursos e 762 vagas) e de Várzea Grande (5 cursos e 315 vagas).

De acordo com a assessoria de imprensa da UFMT, as aulas do primeiro semestre de 2016 terão início no dia 13 de junho, para os campi de Cuiabá, Rondonópolis, Araguaia e de Várzea Grande. O atraso se deve à maior greve da história da instituição, realizada no ano passado, com duração de 139 dias.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferta 2,3 mil vagas para 58 cursos, em 11 dos seus 13 campi. Do total das vagas a Unemat reserva 40% para ampla concorrência, 25% para candidatos que se autodeclaram negros ou pardos, 35% para alunos da rede pública. As aulas começam no dia 22 de fevereiro para os novos alunos.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) estão sendo ofertadas 615 vagas, para 42 cursos em 13 campi.

Fonte: A Gazeta

Montreal