Rolezinho embrionário
Adventista

Fullbanner1


Rolezinho embrionário

Fonte:
SHARE

WHATS COM RAUL SEIXAS e outros papos
– Hermélio Silva – já com 130 páginas.


[…]
Recebi um telefonema da equipe da coordenação do evento de Natal de Campinas – SP de 2008, que realizávamos na Lagoa do Taquaral, próximo ao Planetário, avisando que um grupo de jovens marcou um encontro, pelas redes sociais, para se encontrarem naquele local. Não dei muita atenção à informação, mas quando começaram a chegar jovens de todos os cantos, aglomerando-se próximo à entrada do Portão 5, já dentro do parque, fiquei surpreso. Às 15h00 já passavam de 700 jovens. Contatei com o General Seixas, que era o Secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, que orientou-me a conversar com os líderes para levantar informações sobre o que pretendiam fazer naquele espaço público e, demandasse com o comandante da Guarda Municipal – GM, Coronel Cabral, que conduzia as ações de segurança do evento.
Surpreso, mais uma vez, constatei que os jovens não tinham um líder. Fiquei intrigado. Em todas as conversas que mantive com os jovens a resposta era mesma: “Marcamos a reunião pela internet, e não temos liderança, só vamos nos encontrar aqui para divertir”. Todos estavam bem vestidos e pareciam pertencer a uma posição social e financeira bem definida.
O Coronel sugeriu deixá-los à vontade, mas já tinha um reforço de guardas municipais para dar suporte logístico. O responsável pela empresa de segurança privada deixou-nos tranquilo, ao informar que não haveria tumulto, pois, os jovens só queriam curtir.
Pedi para evitarmos problemas e qualquer confronto, uma vez que o nosso evento tinha presença de muita família. Também foi decidido que não abordaríamos os jovens, para que passassem nos detectores de metais, ou fazer uma geral, uma vez que eles adentraram ao recinto, muito antes do horário autorizado, e ainda não tínhamos montado a estrutura de revista.
Aconteceram algumas brigas entre os jovens. Entretanto, não prejudicaram o evento. Foram detidas ou retiradas do espaço, algumas pessoas que portavam drogas ou garrafas de bebidas destiladas, conforme informou o chefe da corporação.
Quando começou o show do natal perguntei ao chefe de segurança como estava a demanda com os jovens, e fui informado que a maioria não estava mais no local. Aí foi mais uma surpresa, boa surpresa.
Depois, fiquei sabendo duas coisas que me intrigaram, primeiro que esse tipo de reunião, com inúmeros jovens estavam acontecendo noutros locais da cidade, e que minha filha mais nova disse que me viu na Lagoa do Taquaral, na tarde do dia do evento.
[…]