Quase três mil pessoas são atendidas no espaço de Cidadania
Fullbanner1

Gov

Adventista

Quase três mil pessoas são atendidas no espaço de Cidadania

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A Caravana da Transformação, realizada neste fim de semana em Jaciara (a 144 quilômetros de Cuiabá), levou serviços gratuitos de cidadania à população da região sul do Estado. Ao todo, 2.700 pessoas visitaram o espaço de cidadania e se beneficiaram dos atendimentos, entre eles a emissão de documentos, corte de cabelo e inscrição em cursos profissionalizantes realizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio de parcerias com empresas e órgãos públicos.

Os 38 alunos das oficinas de estética realizadas pela Setas, em parceria com a Escola Galvan de Cabeleireiro, atenderam duas mil pessoas durante os dois “Dias D”. Orientados por professores da escola, o grupo de alunos formado na Caravana, realizou atendimentos de corte masculino e feminino, penteados, depilação egípcia e sobrancelha. Os formandos receberam o certificado de conclusão do titular da Setas, Max Russi, e do prefeito de Jaciara, Abdo Mohamed.

Cem pessoas aprenderam técnicas artesanais, como bonecas de pano, aplique de tecido em pano de prato, decoração de tiaras e papel reciclado. Quem passou pela Caravana ainda recebeu orientação postural, sobre a técnica de bambo terapia.

O casal Jaqueline Cardoso e Carlos Santos conseguiu ajuda para realizar o sonho de empreender. Ela é manicure e ele barbeiro e os dois aprenderam gratuitamente novas técnicas de estética na Caravana.

Sebastiana Nunes Ferreira de 58 anos, foi beneficiada por atendimentos de saúde e cidadania.  “Vim consultar a vista e aproveitei pra ficar bonita de graça”, contou. Ela consultou com oftalmologista, cortou o cabelo e fez a sobrancelha.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Jaciara e o Programa Emprega Rede atenderam 248 pessoas nos dois dias, desses, 58 trabalhadores solicitaram a carteira de trabalho, 37 receberam orientações sobre intermediação de mão de obra e outros 144 se inscreveram para oportunidades de cursos profissionalizantes e técnicos. Seis foram contemplados com bolsas de estudos na Uniorka de Jaciara.

Mais 66 pessoas conseguiram bolsas de estudo para cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego da Setas. Foram 34 inscritos para auxiliar de RH, 22 para auxiliar administrativo e 10 para pintor de obra.

Em conversa com a imprensa o governador Pedro Taques, destacou a importância dos atendimentos de saúde e cidadania oferecidos na Caravana, que chamou de estado sobre rodas.

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Jaciara realizou 30 inscrições do Programa Bolsa Família, emitiu 40 carteiras do idoso, e realizou mais de 100 orientações sobre programas sociais.

Entre as emissões de documentos mais solicitadas, está o documento de identidade (RG) com 350 pedidos, realizados pela Politec. A 1ª e 2ª via do CPF com 267 emissões, e 2ª via de 101 certidões de nascimento, oito certidões de casamento e uma de óbito, serviços prestados por servidores da Setas e voluntários.

Os servidores da Setas também realizaram atendimentos que auxiliaram na emissão e conservação de documentos, sendo 389 fotocópias, 1.047 fotos e 1.560 plastificações.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou 377 atendimentos, emitiu licenciamentos de veículos (CRLV); abriu processos para nova habilitação e renovação e 2ª via; abriu processos de transferência veicular. Também esclareceu a população sobre multas, os documentos necessários para os diferentes processos; educação para o trânsito e exposição de aulas no simulador.

O Poder Judiciário de Mato Grosso atendeu 143 pessoas nos dois dias, com orientações jurídicas, mediações, conciliações, orientações sobre o Programa Adotar é Legal e audiências do Programa Pai Presente. Ainda no Programa Pai Presente foram realizadas nove coletas para exames de DNA e três reconhecimentos de paternidade espontâneos.

Já a Defensoria Pública emitiu 198 Declarações de Hipossuficiência e realizou 142 orientações jurídicas.