Propostas para Plano Estadual da Agricultura Familiar serão debatidas em Tangará da...
Fullbanner1


Macropel

Propostas para Plano Estadual da Agricultura Familiar serão debatidas em Tangará da Serra

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Com o objetivo de selecionar propostas para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar (Peaf), o tema será discutido na próxima quinta-feira (27.04), a partir das 08h na Unemat, em Tangará da Serra. Este será o último debate sobre o Peaf, que já foi apresentado em Várzea Grande, Juína, Sorriso, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Querência Juína e Cáceres.

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) é a entidade responsável pelo plano, e conta com a parceria do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Instituto Centro de Vida (ICV).

Os temas, discutidos por meio de grupos de trabalho, são: Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural, e Governança, Gestão e Territorialidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo formulário no site da Seaf.

Ao término de todos os encontros regionais, o CEDRS-MT, que é um conselho vinculado à Seaf, fará a seleção final das proposições consideradas prioritárias nos eventos para compor o Plano Estadual de Agricultura Familiar de Mato Grosso.

“A elaboração do Peaf é uma proposição inédita do Governo em dialogar com os agricultores familiares para nortear a aplicação de recursos públicos de forma orientada. O documento final será uma ‘fotografia’ da situação da agricultura familiar referente à regularização fundiária, produção comercialização, entre outros”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso, Suelme Fernandes.

O evento tem apoio da Unemat – Campus Tangará da Serra, Empaer, Laticínio Vital, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e Colegiado do Território de Identidade Rural do Alto Paraguai.

Montreal