Projeto “O Rio É Nosso” reduz 80% de entulhos retirados do Ribeirão...


Projeto “O Rio É Nosso” reduz 80% de entulhos retirados do Ribeirão Arareau

0
Fonte: Assessoria
COMPARTILHE

Quinze toneladas de lixo foram retiradas durante a 4ª edição do projeto “O Rio é Nosso” realizado pela Prefeitura de Rondonópolis em parceria com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e Ministério Público, que promove a limpeza do Ribeirão Arareau. A ação contou com a participação efetiva de 40 entidades entre públicas e privadas.

Nesta etapa, o trecho atendido foi da ponte da rua José Barriga até a desembocadura do Rio Vermelho. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti, a redução de toneladas comparado a edições anteriores é reflexo do resultado do projeto.

“A nossa expectativa é muito boa, no sentido de retirar menos lixo, em relação a outras experiências nesse mesmo trecho, foram 300 toneladas de lixo na 1ª etapa, 80 toneladas na 2ª e nesse evento detectamos que o lixo é bem inferior que nos anteriores, ” comentou o gestor.

Para o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Rondonópolis, Marcelo Vacchiano, o projeto tem uma abrangência maior do que a limpeza do Riberão Arareau.

“O trabalho maior nosso é com relação a ampliação dos usos do local, a Prefeitura nos entregou na semana passada o estudo planialtimétrico, temos levantamento de todos os locais em que é possível ser feito obras de intervenções locais de convivência social nas margens do Arareau. Nós temos também o levantamento dos locais onde é possível a intervenção reparatória de degradação reparatória e desocupação de casas nas encostas, ” comentou o promotor.

O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio esteve presente na 4ª edição do projeto e destacou a consciência que a população rondonopolitana tem desempenhado em relação ao meio ambiente.

“Rondonópolis já conta com 80% da rede de esgoto, já temos o aterro sanitário praticamente pronto, já estamos discutindo também a criação de uma cooperativa de reciclagem de lixo e estamos com vários voluntários retirando os entulhos do rio, demonstra o comprometimento que sociedade tem com o meio ambiente. Quero parabenizar o envolvimento das ONGs, do Poder Judiciário, do Ministério Público e de toda a sociedade nesse encaminhamento e humanização da cidade, ” comentou o prefeito.