Projeto leva shows e atividades culturais diversas para o Parque das Águas
Fullbanner1

Fullbanner2


Projeto leva shows e atividades culturais diversas para o Parque das Águas

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Neste domingo (25.06), o Parque das Águas, em Cuiabá,  recebe o projeto Domingo no Parque, a partir das 16h. O evento, que tem apoio da  Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) por meio de emendas parlamentares, celebra a cultura nas suas diversas vertentes, com intervenções artísticas gratuitas. 

A primeira edição do projeto Domingo no Parque traz o Concerto das Águas com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosswo (UFMT) e o espetáculo Trilhas de Cinema – com encenação do grupo teatral Tibanaré e regência de Fabricio Carvalho. A orquestra se apresenta ainda ao lado do cantor e compositor Flávio Venturini, um dos ícones do fértil movimento Clube da Esquina de Minas Gerais. Suas  canções marcaram várias gerações em arranjos sinfônicos especiais. Esta é a terceira vez que o artista se apresenta com a Orquestra. 

Flavio Venturini foi integrante dos grupos O Terço e 14 Bis. O músico partiu em carreira solo em 1982, com o disco Nascente, aclamado por crítica e público, eternizando canções como “Espanhola” e a faixa título, que hoje já conta com dezenas de regravações de artistas consagrados como Milton Nascimento, Beto Guedes, e, no exterior, por Pat Metheny, Herbie Hancock, Jane Monheit, Jack Dejonette, Charlie Haden e Michael Brecker.

Autor da maioria de suas composições, Flavio compôs sucessos em parceria com Renato Russo (“Mais uma vez”), Jorge Vercilo (“Fênix”) e Guarabira (“Espanhola”). Em 2009 lançou o DVD e CD Não se Apague esta Noite, com participações especiais de Mart’nália, Marina Machado e Luiza Possi. Sempre se apresentando pelo Brasil e por festivais no exterior, Flavio Venturini lançou em outubro seu novo CD de músicas inéditas Venturini.

De acordo com o maestro Fabricio Carvalho, o Concerto das Águas surgiu a partir dos concertos temáticos realizados em parceria com a Associação Casa de Guimarães. “A ideia é oferecer à população concertos que revelem, além da questão musical, uma preocupação com o meio ambiente”, enfatiza.

A programação conta também com contação de histórias, oficinas para crianças, atividades circenses, corrida kids e apresentação do grupo Flor Ribeirinha, entre outros.

O Parque das Águas, local escolhido para a realização do evento, foi projetado para receber alternativas de cultura, lazer e turismo. Construído no entorno da antiga Lagoa Paiaguás, está situado na avenida Herminia Torquato da Silva, no Centro Político Administrativo.

O projeto Domingo no Parque é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá e Casa de Guimarães.

O projeto

Domingo no Parque’ intenciona fortalecer a cadeia produtiva, oferecendo shows e intervenções culturais gratuitas, promovendo a cultura local, gerando mercado de trabalho para artistas, produtores culturais e técnicos, e fomentando novas plateias. A ideia é possibilitar ao público que lá comparecer, uma experiência única, resultado da junção da música, arte e lazer.

Programação Infantil (a partir das 16h)

Circo Zabilim Plim Plim – Ilson Oliveira

Oficina de Resíduos de Madeiras – Carlão dos Bonecos

Inclusão Literária – Clóvis Matos

Corrida Kids – 01 a 12 anos (inscrições: www.casadeguimarães.org.br)

Contação de histórias – Alicce Oliveira

Concerto das Águas – a partir das 18h30

Orquestra Sinfônica da UFMT – Trilhas de Cinema com Grupo Tibanaré

Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini

Montreal