Projeto filhos do campo leva mais de 200 alunos pra conhecer setor...
Adventista



Projeto filhos do campo leva mais de 200 alunos pra conhecer setor produtivo

Fonte: Da redação
SHARE

De 23 a 27 de julho, o Sindicato Rural de Rondonópolis realiza a 3º edição do Projeto Filhos do Campo. Uma iniciativa da entidade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço Social do Comércio, SESC, pra levar alunos com idade entre 09 e 12 anos pra conhecer a vida do produtor rural, de perto.

O objetivo é levar crianças pra dentro de uma propriedade rural pra que elas aprendam na prática qual a origem dos alimentos que chegam a sua mesa. Entendam o trabalho e mão de obra que existe por traz da produção agrícola, seja grande ou pequena. Sintam na pele as dificuldades de distância, clima. Vejam as diferenças que existem entre as cadeias produtivas. E assim, valorize ainda mais o setor produtivo e os profissionais que trabalham nesse meio.

Segundo o facilitador do Sindicato Rural, Fábio Borges, a experiência funciona como um despertar de consciência para as crianças, permitindo que elas enxerguem e valorizem tudo que envolve a produção de alimentos. “Quando a gente coloca as crianças em contato direto com o meio produtivo, explicando cada detalhe, estamos permitindo que elas cresçam adultos mais comprometidos com o meio em que vivem e assim, valorizem mais o setor produtivo e tudo que ele produz”, explicou.

A dinâmica acontece todos os dias, com início às oito horas da manha até às cinco da tarde, sempre com uma turma diferente. As crianças recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, incluído no passeio e por conta do projeto. O SESC é o responsável por levar as crianças/alunos até a propriedade preparada pra receber o projeto, que fica na gleba Rio Vermelho, no sítio São Cosme Damião, a poucos kms de Rondonópolis.

Ao todo mais de 200 alunos participam da experiência, vindas de escolas e creches de Rondonópolis. A programação ao longo do dia inclui: visitas a hortas, curral de ordenha de vacas leiteiras, granja de galinhas, criação de porcos e outros.