Projeto “Autismo na Escola” chega à rede estadual de ensino com missão...
Fullbanner1



Projeto “Autismo na Escola” chega à rede estadual de ensino com missão de romper barreiras do preconceito

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Valter Arantes

O Projeto “Autismo na Escola” chega às escolas públicas estaduais nesta sexta-feira (31.03). Criado pela psicóloga de Rondonópolis, Érica Rezende Barbieri, este é um projeto de inclusão destinado aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, localizada no bairro Novo Horizonte, será a primeira da rede estadual a receber o projeto.

De acordo com a idealizadora do “Autismo na Escola”, o convite para participar das palestras se estende aos profissionais da unidade de ensino; pais de alunos e alunos da sala de aula em que o portador do TEA esteja matriculado.

“O objetivo maior é estimular a amizade e o companheirismo entre os estudantes, promover a solidariedade e cidadania e desmitificar o que é o TEA. A receptividade da comunidade tem sido muito positiva e nos anima a seguir em frente”, afirma Érica, que é mãe de uma menina portadora do TEA.

autismo-foto-valterarantes-1

Com o projeto, o público recebe orientações, faz perguntas e ainda recebe material explicativo sobre o tema. O projeto já percorreu escolas particulares e públicas municipais. Érica lembra que desde a instituição da Lei Berenice Piana, em 2012, e que definiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, ficou assegurado o acesso a ações e serviços de saúde.

Ela lembra ainda que pessoas com autismo tem assegurado o acesso à educação e ao ensino profissionalizante, à moradia, ao mercado de trabalho e à previdência e assistência social. Mesmo assim faz um alerta sobre a importância de multiplicadores no projeto.

“Ainda existe muito preconceito e nossa intenção é mostrar como o amiguinho é diferente, tem as suas particularidades, mas que pode ter a convivência tão saudável quanto qualquer outro”, lembra.

DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO – A visita da equipe do projeto à Escola Odorico será realizada às 8h30 desta sexta-feira. O encontro faz parte das comemorações em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.