Programa de Pós-Graduação em Educação de Rondonópolis promove roda de conversa com...
Fullbanner1

Fullbanner2


Programa de Pós-Graduação em Educação de Rondonópolis promove roda de conversa com Pedrinho Guareschi

0
Fonte:
SHARE
Foto: Internet
O Sociólogo, Filósofo e Educador, Pedrinho Guareschi, estará em Rondonópolis na próxima sexta-feira (26) para palestrar na Aula Magna do  Mestrado – turma 2016 – do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Na ocasião ele falará sobre Pesquisa, Ética e Comunicação. O evento acontecerá às 08h00 no Anfiteatro do Campus  Universitário do Município.
 
Guareschi é um dos maiores pesquisadores e críticos da  cultura de massa no Brasil. Fala com maestria sobre meios de comunicação, cidadania, democracia participativa e distribuição de renda. Escreveu  muitos livros sobre educação, comunicação, ética e poder. Desses os mais  conhecidos são Sociologia Crítica,  Psicologia Social Crítica, Comunicação e Poder.
 
Atualmente é Professor e Pesquisador  no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal do  Rio Grande do Sul. Ele concilia as atividades acadêmicas com a de Sacerdote Redentorista com trabalhos nas periferias de Porto Alegre, cidade onde reside.
 
O currículo de Guareschi é vasto:  tem três faculdades, dois mestrados, dois doutorados e um pós-doutorado. Além
de estudar e pesquisar sobre meios de comunicação, Guareschi contribuiu por sete anos com o Comitê de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e também no Grupo de Trabalho do Ministério da Justiça, ambos com debates e reflexões acerca da regulamentação dos programas de televisão.
 
Para o vice coordenador do  Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT de Rondonópolis, Ademar de Lima
Carvalho, receber Pedrinho Guareschi no campus é histórico e muito importante,  já que ele é uma sumidade em questões extremamente pertinentes para a academia e para a sociedade.
 
“O Pedrinho é um notório educador  que conhece a fundo as relações entre mídia e sociedade, escola e família,
ética e poder, religião e política, cidadania e democracia, dentre outros  assuntos. Ele trará importantes contribuições sobre a pesquisa, a ética e a  comunicação. Será um momento especial de ouvirmos suas colocações e também de conversamos  com ele, de fazermos uma troca de saberes”, explica Carvalho.
 
Esta é a primeira vez que  Guareschi estará no campus universitário de Rondonópolis. A princípio ele veio para compor a Banca Examinadora da dissertação do mestrando Jonatas Marcos da Silva Santos  que defenderá a pesquisa intitulada “Desafios e possibilidades: a compreensão do diálogo que se constrói entre escola e família”, cujo trabalho teve como  orientador o Professor Doutor em Educação Ademar de Lima Carvalho.
 
De acordo com Carvalho, o Programa de Pós-Graduação em Educação aproveitou esta vinda dele para também o convidar para palestrar na Aula Inaugural do Mestrado- turma 2016. A escolha dele para compor a Comissão Avaliadora do trabalho se deu exatamente por ele ser referência em pesquisas sobre a relação entre escola e família, educação e cidadania e sobre direitos  humanos e comunicação. “O fato do Jonatas ser padre também interferiu na
escolha. O diálogo do que foi pesquisado e como foi realizado, bem como o uso  de referenciais teóricos próximos dos dois, também foram levados em  consideração. A pesquisa do Jonatas vai ao encontro de um dos discursos de
 Guareschi: ‘Todos nós precisamos ser educados para uma educação cidadã. Assim  como precisamos ser educados para a democracia participativa’. A família e a  escola tem um papel decisivo no desenvolvimento humano”.
 
 A defesa de dissertação de  Mestrado do Jonatas será realizada segunda-feira, às 08h00, no Anfiteatro da
UFMT de Rondonópolis. Assim como a Aula Inaugural, a defesa também é aberta ao público.
Montreal