Programa da Prefeitura e Exército usa esporte para o desenvolvimento integral de...
Fullbanner1

Fullbanner2


Programa da Prefeitura e Exército usa esporte para o desenvolvimento integral de crianças e jovens

Fonte: Assessoria
SHARE

Cem alunos das escolas Gisélio da Nóbrega, Nossa Senhora Aparecida e Bonifácio Sachetti estão participando de um programa que busca democratizar o acesso à prática e cultura do esporte, como fator de formação da cidadania, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Desenvolvido em parceria com o 18º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército, o Programa Forças no Esporte (Profesp) está oferecendo atividades como natação, basquete, voleibol e futebol e palestras sobre orientação sexual, prevenção às drogas, combate a incêndios, primeiros socorros e higiene pessoal, entre outros temas.

A coordenadora do Núcleo de Execução dos Programas e Projetos Pedagógicos, Terezinha Ávila, explica que além da melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, o programa contribui para desenvolver valores pessoais, como fortalecimento da autoestima e diminuição da exposição aos riscos sociais: drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade e trabalho infantil.

Outro benefício apontado refere-se à formação de valores sociais e de civilidade.  “A integração social, o exercício da cidadania e o despertar da honestidade, responsabilidade e amor à Pátria são outros benefícios importantes na vida desses jovens”, pontua a coordenadora.

Três monitores da Secretaria Municipal de Educação fazem o acompanhamento pedagógico dos alunos em todas as atividades. Os estudantes estão recebendo ainda acompanhamento médico e odontológico e duas refeições diárias (almoço e lanche). O Programa é desenvolvido de segunda a quinta feira, das 8h às 11:30 e segue até novembro.

Montreal