Procon e parceiros realizam a Semana do Consumidor
VendaMais

Procon e parceiros realizam a Semana do Consumidor

SHARE
Vamos propor um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC para os varejistas sobre preços, venda casada, cumprimento de prazos, trocas de produtos e outros assuntos. Com as instituições financeiras, como Bancos e casas lotéricas, abordaremos novamente o tempo em espera nas filas, práticas abusivas e taxas inadequadas, além de vendas casadas e outros temas relacionados”, concretizou Juca. /Foto Matusalem Teixeira

Por Hevandro Soares

Em comemoração ao dia mundial do consumidor, 15 de março, o Procon convidou parceiros para a realização da semana Municipal do Consumidor.

Na pauta, a criação de uma ‘Associação de Mulheres Consumidoras’; a apresentação do site consumidor.gov; ação volante para a coleta de reclamações na Praça Brasil; reunião com promotores de eventos e entidades interessadas para tratar da meia-entrada, além de uma audiência pública na Câmara Municipal, onde serão tratados temas de interesse do consumidor diretamente com representantes lojas e de agências bancárias.

O coordenador do Procon, Juca Lemos, afirma que quer unir a todos nessa programação como representantes do Poder Público Municipal, do Judiciário, entidades representativas e grupos sociais.

“Nesta terça (17), a partir das 17 horas, na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito Percival Muniz, discutiremos a criação da Associação de Mulheres Consumidoras. Para tanto, contaremos com a presença da ex-coordenadora do Procon, Ana Inês; Sandra Raquel, ex-presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher e da promotora Joana Ninis da Promotoria deDefesa da Cidadania e do Consumidor, para debatermos a efetivação desta ideia”, explicou Juca, sobre um dos eventos.

Juca explica que enquanto que o site consumidor.gov será uma maneira de fortalecer e agilizar as denúncias, o encontro com os promotores de eventos, na quinta-feira (19), às 18h30 na sede Procon, colocará frente à frente os empresários e o consumidor. “Convidamos os empresários responsáveis por estas realizações para debater com entidades representativas estudantis e outros grupos beneficiários do meio ingresso, como idosos, aposentados, portadores de deficiência e doadores de sangue, em uma assembleia para acertar estes ponteiros. Vamos abordar no mesmo encontro, a lei antifumo, exposições adequadas de custos como couvert artístico e taxas de serviço, bem como o telefone de plantão do Procon em local visível”, adiantou.

Na sexta-feira (20), Lemos afirma que espera o mesmo sucesso de público dos outros anos na coleta de denúncias populares na Praça Brasil, onde o Órgão montará um stand e terá profissionais atendendo das 9h até às 17 horas. Para registrar qualquer reclamação, o denunciante deve ter em mãos o seu CPF, RG, comprovante de endereço e o objeto a ser reclamado, como fatura, contrato ou outros.

Sobre a audiência na Câmara, o coordenador do Procon salienta que espera um grande público para um encontro do consumidor com os gerentes das lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis da cidade, além de diretores das principais agências bancárias.

“Esta audiência está marcada para o dia 24, às 18h30. Este encaminhamento foi feito pelos vereadores Jaílton do Pesque e Pague e Mauro Campos, que são membros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, e recebeu o apoio de todos os vereadores. Será um debate para esclarecimento das práticas e modelos de atendimento de cada empresa com a principal parte interessada, que é o cliente. Vamos propor um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC para os varejistas sobre preços, venda casada, cumprimento de prazos, trocas de produtos e outros assuntos. Com as instituições financeiras, como Bancos e casas lotéricas, abordaremos novamente o tempo em espera nas filas, práticas abusivas e taxas inadequadas, além de vendas casadas e outros temas relacionados”, concretizou Juca.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO