Procon de Várzea Grande orienta alunos sobre segurança e consumo
Supermoveis

Fullbanner2


Procon de Várzea Grande orienta alunos sobre segurança e consumo

Fonte: Assessoria
SHARE
Palestras integram a “Semana de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos em Mato Grosso” desenvolvido pelo IPEM/MT

A sensibilização e a mobilização da sociedade para enriquecer a discussão sobre a segurança das crianças no consumo de produtos infantis, bem como o direito a informação e a prevenção aos acidentes sobre produtos e serviços, será o mote de palestras que serão ofertadas em escolas municipais pela Procuradoria Geral de Várzea Grande através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/VG). A ação integra a “Semana de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos em Mato Grosso” desenvolvido pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM/MT).

Carolina Barbosa, coordenadora do Procon Municipal de Várzea Grande ressalta que o direito do consumidor está intimamente relacionado a direitos básicos, como à vida, à saúde, à segurança e ao acesso à informação, que inclui acesso à Justiça e aos órgãos de defesa do consumidor. “O consumidor não pode ser culpado por acidentes com produtos mesmo brinquedos, isso não quer dizer que ele não deva ter cuidado e zelo, mas a responsabilidade da qualidade do produto deve ser assegurada pelo fabricante, bem como todos os riscos”, afirma.

As palestras abordarão os conceitos de consumidor, consumidores-mirins, procedência de produtos, faixa etária e também de acidente de consumo, destacando que todos abrangem produtos e serviços, sendo consumidor não só quem contrata o serviço ou adquire o produto, mas todo aquele que se encontra envolvido na relação de consumo. “O cidadão tem um prazo para reclamar indenização por danos materiais e morais devido a um acidente de consumo, e chamo a atenção para a necessidade de um movimento preventivo. Nossos esforços e o objetivo dessas palestras é a prevenção, por isso é importante que a sociedade nos informe sobre os acidentes”, explica a coordenadora.

As apresentações orais realizadas pelo Procon Municipal de Várzea Grande ocorrerão nos períodos matutino e vespertino sendo dia 27/06 na Escola Municipal de Educação Básica Manoel João de Arruda, dia 28/06 na Escola Municipal de Educação Básica Ruth Martins Santana e dia 29/06 no Instituto Jayme Veríssimo de Campos Junior.

A orientadora será a servidora Kamila Arruda de Oliveira Abreu, que ressalta a importância de se trabalhar as informações também com o público infantil e a comunidade escolar. “Acidentes de consumo são mais comuns do que se imagina e para prevenir acidentes que vão desde pequenos machucados feitos ao manusear embalagens, peças pequenas de brinquedos engolidas por crianças ou outros mais graves é preciso informação correta. Os chamados acidentes de consumo acontecem por informações falhas ou incompletas em como usar o produto, ou pela prestação inadequada do serviço, falhas e defeitos nos produtos propriamente ditos”, explica a palestrante enfatizando o porquê é importante relatar esses acidentes. “Se quando o acidente ocorre e o consumidor relatar seu caso aos órgãos de consumidor isso pode inclusive resultar na retirada do produto do mercado, evitando assim que outras pessoas sejam prejudicadas. Isso sem falar que o consumidor estará buscando a solução do problema junto ao fornecedor exercendo seus direitos”.

Montreal