“Problemas bucais podem causar parto prematuro”, alerta especialista
Supermoveis


Macropel

“Problemas bucais podem causar parto prematuro”, alerta especialista

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Internet/ Sua Odontologia

Gravidez é fase de sorrir, e os cuidados com a saúde bucal precisam ser redobrados, pois, neste período, as alterações hormonais podem favorecer o aparecimento da gengivite. A Clínica Sorriso Feliz, referência em tratamento odontológico em Rondonópolis, possui profissionais capacitados para acompanhar as gestantes neste processo, garantindo a saúde da mãe e do bebê.

Nesta fase, conforme o cirurgião dentista especialista em implantodontia, Dr. Arthur Tasso, os hormônios acabam influenciando na capacidade de defesa do organismo, provocando os problemas bucais. A maior vascularização e os pequenos vasos sanguíneos da boca também se tornam mais frágeis durante a gestação.

O profissional explica que a literatura científica associa as inflamações bucais como fator de risco para o parto prematuro e/ou baixo peso ao nascer. Alguns estudos propõem que as infecções bucais, como a periodontite, podem funcionar como uma fonte de infecção que estimula uma reação inflamatória. Esta reação inflamatória seria uma ameaça ao bebê, pois pode induzir ao parto prematuro.

“O tratamento desse quadro pode ser feito com visitas regulares ao dentista, além de manter uma correta higiene bucal no dia a dia. Apesar de todos os cuidados, a gengiva poderá continuar irritada e inflamada, sangrando facilmente, devido às alterações hormonais”, diz Arthur.

Para a saúde bucal, o agravamento da gengivite também é sério. Quando a gengivite é causada por placa bacteriana, é necessária a intervenção profissional para remoção do agente bacteriano. A falta de cuidado com a higiene oral é comum entre as gestantes devido aos enjoos. “A progressão da doença leva à formação do cálculo dental, e esse descuido pode levar a perda dos dentes”, afirma o cirurgião dentista.

Se a gravidez for planejada, é indicado marcar uma consulta preventiva antes da gestação. Caso não seja possível, a melhor época para visitar o dentista é o segundo trimestre (entre o quarto e o sexto mês) devido o uso de medicamentos e se necessário a indicação de radiografias, esclarece o profissional.

***Dr. Artur Tasso Suman (CRO 5283) é cirurgião dentista especialista em implantodontia. Coordenador e responsável pela clínica Sorriso Feliz, em Rondonópolis (MT), e atuante nas clínicas Odonto Fácil, em Rondonópolis (MT), e Centro Odontológico do Povo, em Jaciara (MT) e Coxim (MS)

A clínica Sorriso Feliz está localizada na Avenida Cuiabá, número 1317, 1º andar, Centro.

Montreal