PRMAVERA: Saúde capacita técnicos para sistemas de atendimento
Fullbanner1


Macropel

PRMAVERA: Saúde capacita técnicos para sistemas de atendimento

Fonte:
SHARE

Assessoria Prefeitura Municipal PVA

Na manhã de quarta feira (08), profissionais da área da saúde dos 19 municípios pertencentes ao Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, se reuniram em Primavera do Leste para um curso de capacitação, com o objetivo da operacionalização dos sistemas de informação ESUS e SISPRENATAL, ferramentas estratégicas do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional, sanando um dos grandes gargalos do Sistema Único de Saúde SUS o atendimento.

O primeiro sistema ESUS – Sistema de Informação da Estratégia de Atenção Básica do SUS, está alinhado com a proposta geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. “Atualmente Primavera do Leste já conta com 100% de implantação do sistema em todas Unidades Básicas de Saúde, o que trás celeridade ao atendimento dos pacientes, pois gera um prontuário com todas as informações do paciente, inclusive o histórico de consultas e medicamentos já ministrados” explicou Haidi Baraldi, coordenadora de Atenção Básica.

A implantação do sistema, confere um salto de tecnologia e informação aos municípios onde foi implantado, e integra as informações referentes a atenção básica de saúde, possibilitando a elaboração de relatórios. “ A alimentação do sistema, trás com eficiência dados como, índice desenvolvimento da saúde no município, possibilitando a manutenção e conquista de novos recursos por parte do Ministério da Saúde”, Destacou Mara Rúbia Dornelles Técnica do SUS.

A chave para acesso a informação e prontuários armazenados no ESUS e SISPRENATAL, é o cartão SUS por isso é importante que todos que não ainda possuem, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e providenciem.

Já o sistema SISPRENATAL – Sistema de Informação de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, permite cadastrar a gestante, monitorar e avaliar a atenção ao pré-natal prestadas pelos serviços de saúde a cada gestante e recém-nascido, desde o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde até o atendimento hospitalar de alto risco. Contribuindo para identificar fatores que caracterizam a gravidez de risco, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança, reduzindo a mortalidade infantil, o que também impacta significativamente nos índices de desenvolvimento de saúde do município.

Segundo Mara Rúbia Dornelles, Técnica do SUS, o capacitação é fruto do empenho dos profissionais de saúde, que buscam todos os dias entender melhor e aprimorar a ferramenta, para solucionar um dos grandes gargalos do SUS que é o atendimento.

O curso se estende pelos dias 08 e 09 com a capacitação para operacionalização dos sistemas de informação ESUS, e dia 10 com a realização de uma teleconferência referente ao SISPRENATAL, todo curso está sendo ministrado por profissionais do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis e Secretaria de Estado de Saúde, e conta com apoio das Secretarias Municipais de Saúde dos 19 Munícipios atendidos, Ministério da Saúde, além da Universidade de Cuiabá – UNIC, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e Universidade Aberta do Brasil- UAB.

Montreal