Primeiro semestre marca presença da Academia Líder em diversos festivais do estado
Fullbanner1



Primeiro semestre marca presença da Academia Líder em diversos festivais do estado

Fonte: Ana Flávia Dorsa
SHARE

A Academia Líder de Artes estará participando no primeiro semestre de 2018 de alguns Festivais de Dança realizados em Mato Grosso como o 8º Festival de Dança “Tema Cinema” na cidade de Primavera do Leste, 1º Criança Dança, Mostra de Dança Infantil de Mato Grosso em Cuiabá e 8º Conexão Dança em Sinop. Os Festivais proporcionam oportunidade de aprimoramento artístico sendo uma forma das alunas não ficarem restritas aos espetáculos de fim de ano.

O 8º Festival de Dança “Tema Cinema” é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Primavera do Leste, através da Lei Municipal nº 968, será realizado no dia 22 de Junho de 2018, no Ginásio de Esportes Pianão, no próprio município.

Nesta Mostra Competitiva, sob Direção de Sandra Furtado, estará se apresentando a bailarina Ariel Ereio Venâncio com as coreografias Anastácia e Dreamgirls, além dos alunos Maria Luisa Merjan e Marcos com a coreografia “Os Enrolados”. Marcos e Maria Luiza também fazem o Curso de Teatro Infantil na Líder.

A 1º Criança Dança, Mostra de Dança Infantil de Mato Grosso é organizado pelo Espaço Rodas e Ninho Infantil, um site especializado em assuntos infantis (www.ninhoinfantil.com.br) e será realizado no dia 23 de Junho de 2018, na cidade de Cuiabá, no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) envolvendo participantes de 03 à 14 anos.

Além da Mostra de Dança haverá Mesa Redonda com o tema:“ Os desafios do ensino da dança na infância”. Esse evento ainda propõe muitas outras atividades. Nesta oportunidade, a Academia Líder de Artes levará as coreografias: Valsa Brilhante, Gelo no Verão e Hairspray das turmas de Ballet IV Grau e Jazz Básico.

Já a 8º Conexão Dança é uma realização da Escola Art Ballet de Sinop que oferece Worshops, Seminários e Mostra de Dança não competitiva. O evento acontecerá no Teatro da UNEMAT e dentre os professores convidados para cursos de Dança estão Flávia Burlini, Andrea Sposito, Isabela Rodrigues, Matheus de Lucca, Emanuelle Petri e Claudiano Christh.

Academia Líder de Artes se fará representar pela bailarina Ariel Ereio Venâncio com a Variação de Kitri (Entrée), Princesa Hindu (coreografia de Gisela Vaz), Cena em Tempo(coreografia de Fabiano Lima)e On night only (coreografia de Moira Osório).

Sarah Jane Venâncio, atualmente Delegada da Dança de Mato Grosso pelo Conselho Brasileiro da Dança e Diretora da Academia Líder de Artes, selecionou estes eventos em MT para se fazer presente através da Líder de Artes, embora já existam muitos outros Festivais sendo realizados no Estado, o que expressa a força e a importância dessa arte dentre os segmentos da cultura. A nível nacional são inúmeros festivais que contam em sua maioria com o espaço adequado de um Teatro para esse fim.

Para a idealizadora do evento de Sinop, Emanuelle Medeiros, a Mostra é uma grande oportunidade para os alunos, pois proporciona conhecimento, revela talentos e abre espaço para as academias. Apesar de ter começado pequeno, hoje já está no seu oitavo ano, e traz a cada edição renomes da dança com experiencias internacionais.

Já para o organizador da Criança Dança, Robson Oliveira, que realiza a primeira edição do segmento em Cuiabá, a necessidade de eventos voltados para o público infantil é grande, pois não há uma cultura de eventos, o que prejudica os dançarinos e não incentiva a prática da arte.

“Estamos estudando o como vamos avaliar os resultados. Não queremos destacar academias ou oferecer premiações, mas apenas trazer os festivais para a rotina de nossas bailarinas”, explicou o professor.

Para a professora Sandra Furtado, o fato da Prefeitura de Primavera do Leste ter abraçado a causa e desde 2015 está realizando e mantendo o evento, fortalece os laços da cultura na cidade. Segundo dados da última edição, o Festival recebeu em média um público de 2.500 pessoas e 480 bailarinos.