Primavera promove 8ª Conferência do CMDA
Supermoveis

Fullbanner2


Primavera promove 8ª Conferência do CMDA

Fonte:
SHARE
Os integrantes do CMDCA foram apresentados ao público

Assessoria

Foi realizada na manhã de terça-feira (16) no auditório da Aciple, a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Primavera do Leste (MT).

Conforme a presidente do conselho no município, Alba Ferraz Damascena, o objetivo do evento é mobilizar os diversos segmentos do Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para implementar e monitorar a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes a partir do fortalecimento dos Conselhos de direitos e do adolescente.

A conferência se assenta sob a lógica do fazer conhecer e divulgar os princípios, as diretrizes e os direitos estabelecidos conforme a lei nº 8069, de 13 julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, além da Convenção Internacional do Direito da Criança.

“Esta conferência é o encerramento das atividades que já haviam sido realizadas anteriormente pelas secretarias do município para levantar as propostas e então levar à conferencia destes direitos, esse evento é acompanhamento de cada dez anos dos trabalhos realizados.

Primavera do Leste está participando da elaboração da proposta e garantindo os direitos das crianças e adolescentes. O trabalho é fazer com que a sociedade volte seus olhos para esses direitos, atentar para os problemas e sempre buscar soluções para os casos. Esse é o momento de unirmos forças, para fazer com que as garantias de direitos das crianças e adolescentes sejam efetivadas, e nós já iniciamos os trabalhos.

Essa conferencia teve inicio a dias atrás, onde foram apresentadas em diversas secretarias propostas realizadas pelo CONANDA e pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, a partir das discussões foram levantadas propostas e serão apresentadas e votadas. Não estivemos aqui para um simples encontro, é preciso envolvimento participação e consciência, para saber que estamos construindo esses direitos.” completou Alba.

A secretária de Assistência Social, Márcia Rotili, acredita que é possível avançar mais na questão dos direitos das crianças e adolescentes. “Precisamos pensar de forma que possamos avançar ainda mais, o que mais precisamos fazer para buscar melhorias, acredito que este momento é extremamente importante. Vamos avaliar aquilo que já foi feito e lutar por aquilo que possamos ainda realizar. Agradeço a todas as pessoas que trabalham pela assistência social de Primavera do Leste, é uma equipe que não para de buscar cada vez mais melhorar o município, mesmo sabendo que é uma tarefa bastante trabalhosa”, analisou.

Crianças e adolescentes atendidos pelos programas a prefeitura municipal em números:

1. Educação Infantil: 3.114 crianças

2. Ensino Fundamental: 4.680 crianças e adolescentes

3. Transporte escolar conta com 15 veículos novos terceirizados na zona rural e 32 veículos na zona urbana que atende a rede municipal e estadual, percorrendo diariamente 7000 km

4. Escola de dança: 300 alunos entre crianças e adolescentes

5. Escola de música: 300 alunos entre crianças e adolescentes

6. Escola de teatro: 150 alunos entre crianças e adolescentes

7. Festival Velha Joana: 3 .000 entre crianças e adolescentes

8. Festival de dança: 1.500 entre crianças e adolescentes

9. Projeto Cinema: 300 entre crianças e adolescentes

10. Circuito do Rock: 300 adolescentes por edição (será mensal)

11. Creju atende diariamente 350 crianças e adolescentes

12. Prima Jovem atende diariamente 150 crianças e adolescentes diariamente.

13. Projeto Craques do Amanhã atende aproximadamente 900 jovens de 5 a 17 anos.

14. CREAS – 30 atendimentos mensais

15. Lar das crianças e adolescentes, de janeiro até o momento 30 atendimentos

16. Centro Social Dom Bosco – 230 crianças e adolescentes atendidos diariamente.

Montreal