PRIMAVERA DO LESTE: SINE inicia emissão de Carteira de Trabalho digital
Supermoveis


Macropel

PRIMAVERA DO LESTE: SINE inicia emissão de Carteira de Trabalho digital

Fonte:
SHARE

Primavera do Leste é o terceiro município do no estado a implantar o novo sistema

Assessoria Prefeitura Municipal PVA

O SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO – SINE de Primavera do Leste iniciou na manhã de terça-feira,(07), a implantação da Carteira de Trabalho e Previdência Social digitalizada, o processo que antes feito de maneira convencional, agora com auxilio da tecnologia e de um banco de dados conectado ao Ministério do Trabalho evita fraudes e confere total segurança ao trabalhador. Mais uma vez o município sai na vanguarda sendo a terceira cidade a implantar o sistema em Mato Grosso.

Para o coordenador do SINE Waldemir Zeliz, a implantação do novo sistema trará um salto em eficiência para o órgão, “ Pelo sistema antigo, emitíamos cerca de 500 Carteiras de Trabalho mensalmente, com a implantação do novo sistema pretendemos superar esta marca. Sem falar na comodidade pois a foto é feita na hora, a assinatura é digitalizada, além de reduzirmos o índice de fraudes pois para efetuar qualquer procedimento o banco de dados terá que ser consultado” explicou o coordenador.

Após o processo de solicitação da carteira, o trabalhador recebe um protocolo que deve ser apresentado na empresa, e após 30 dias pode retirar o documento no SINE. “Com a nova carteira de trabalho digitalizada, estaremos interligados totalmente com Ministério do Trabalho em nossa capital, e informações que antes não constavam no cadastro como: carteira de motorista, titulo de eleitor entre outros também serão disponibilizadas.Para implantação do novo sistema, os técnicos do SINE foram capacitados, e equipamentos adquiridos como: computador, câmeras, PAD ( coletor de assinatura digital) e impressora. Atualmente a Carteira é impressa em Cuiabá no Ministério do Trabalho, mas estamos estudando uma forma de descentralizar este serviço, e trazer mais celeridade no processo”, explicou Waldemir Zeliz.

Além da segurança para solicitar a carteira de trabalho, o novo sistema beneficia também quem precisa expedir a segunda via do documento. Zeliz ressaltou também que a carteira de trabalho convencional continua tendo a mesma validade, e o documento digital será fornecido apenas em caso de expedição de primeira e segunda via.

Para Luiza Luana de Araújo (21), que terá o primeiro emprego com carteira assinada, o novo sistema é um avanço “ A nova carteira de trabalho trás mais segurança e comodidade a nós trabalhadores” disse.

O SINE de Primavera do Leste atualmente atende também os trabalhadores dos municípios de Poxoréu, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Santo Antonio do Leste, Novo São Joaquim, Paredão Grande, Planalto da Serra e Nova Brasilândia.

Montreal