Primavera do Leste: Corrida dos buritis na aldeia Sangradouro
Fullbanner1



Primavera do Leste: Corrida dos buritis na aldeia Sangradouro

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Assessoria.

É acompanhada pela coordenadoria de Turismo

Aldeia Sangradouro da Etnia Xavante realizou no último sábado, 10, a tradicional Corrida dos Buritis, que consiste basicamente numa competição entre dois grupos numa clara demonstração de rivalidade, força, habilidade, diversão e resistência física, uma das características marcantes deste povo e, representa uma manifestação cultural que precisa ser prestigiada Essa é a leitura do coordenador de Turismo do município, Eraldo Fortes, que está trabalhando no incentivo e apoio às s ações culturais que possam, de alguma forma, incentivar o turismo no município.

A corrida ocorre por meio do revezamento da tora entre as pessoas de cada uma das duas equipes opostas, de um ombro para o outro, num trecho de 14 quilômetros até chegarem no pátio da aldeia. A equipe que chegar primeiro se sagra vencedora sob a aclamação do restante da Tribo. Durante o percurso da corrida de revezamento, cada integrante de sua equipe se esforça ao máximo, com a tora de buriti sobre os ombros, até passar ao outro membro da equipe, evitando deixar que a tora caia no chão.

Mais do que uma disputa divertida entre os clãs, que conta com a presença de todos os integrantes da comunidade, seja como participante ou expectadores, consiste em uma atividade esportiva favorita dos Xavantes, bem como uma forma de afirmação da identidade cultural, na medida em que a realização da corrida de tora de buriti demanda todo um sistema de regras, normas, pintura corporal e trabalho coletivo estabelecido pelo grupo social.

A Coordenadoria de Turismo de Primavera do Leste vem desenvolvendo ações importantes para a valorização e resgate da identidade cultural do nosso povo. A REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO abre portas para a divulgação dessas potencialidades tornando nossa região um destino turístico atraente não só do agro negocio, mas de todas as manifestações artísticas, culturais, ambientais e patrimoniais.

Para o coordenador de Turismo do município, Eraldo Fortes, Primavera do Leste é um município jovem e precisa definir sua identidade cultural, preservando valores importantes e tornando acessível à população local e da mesma forma atraindo visitantes, “o Turismo é fonte permanente de recursos e gera emprego e renda, fomenta vários segmentos do comércio e eleva o nome da nossa cidade e do Estado