Primavera do Leste: Assistentes sociais comemoram o seu dia com debate sobre...
Adventista

Fullbanner1


Primavera do Leste: Assistentes sociais comemoram o seu dia com debate sobre os desafios da profissão

Fonte: Da redação
SHARE

Em comemoração ao dia do Assistente Social as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde promoveram um debate, nas dependências do espaço Conviver, na manhã de ontem, 15, sobre o papel e desafios da assistência social desde a regulamentação da profissão no Brasil, em 1947.  A base do debate foi a profissionalização do trabalho e o convencimento do cidadão de que é obrigação do governo editar políticas públicas para atender as suas necessidades e não uma obra de caridade, como era no passado, em que madames bem intencionadas atendiam aos pobres.

Para a assistente social do CRAS Jonas Pinheiro, Joelma Santana Sousa Caldas, “uma grande conquista da Assistência Social foi a criação da Política Nacional de Assistência (PNAS – 2004), que veio dar materialidade ao que era preconizado e garantido na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, onde coloca que a Assistência Social é dever do Estado e direito do cidadão que dela necessita”. Segundo ela, “os seus programas e serviços, visam prover a família e indivíduos a segurança de acolhida, convívio familiar e comunitário e o fortalecimento desses vínculos, com vistas à superação das situações de vulnerabilidades vivenciadas”.

O chefe de gabinete, Anderson Gonçalves, representou o prefeito Léo Bortolin e o vice Sérgio Fava no evento e ressaltou a importância dos profissionais na administração pública. “Devido a audiências agendadas anteriormente, o prefeito não pode estar presente, mas trouxe em seu nome e do Sérgio os cumprimentos pelo trabalho, dedicação e compromisso em fazer sempre o melhor nos atendimentos, resolvendo problemas com profissionalismo e ética”.

A assistente social Laura Leandra foi homenageada pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Saúde durante os meses em que atuou como gestora da Pasta. “Agradeço a todos os funcionários da Saúde que foram importantes para o sucesso da nossa gestão. Tenho consciência de que a minha formação e experiência como assistente social nortearam as decisões mais acertadas como secretária”.

O secretário de Saúde, Advanilson Sampaio, reconhece como imprescindível o papel da assistência social, não só nos casos de vulnerabilidade das crianças e jovens, mas “a quem precisa de acolhimento, de orientação, enfim, a assistência social cuida de gente e isso não tem preço”. Para a coordenadora da secretaria de assistência social Leninha Riva, esse é o momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela equipe do município, “as assistentes sociais chegam onde nenhum outro profissional consegue chegar, que é na causa dos problemas das famílias e, a secretária de Assistência Social, Ana Carla Ruaro, parabenizou os profissionais pela data e ofereceu um café da manhã aos presentes.