PRF sai fortalecida após greve dos caminhoneiros
Supermoveis



PRF sai fortalecida após greve dos caminhoneiros

Fonte: Da Redação NMT
SHARE
Policiais se mantiveram próximos aos líderes grevistas e mantiveram o diálogo que impediu que a coisa desandasse de vez durante os dez dias de greve. Foto - Assessoria PRF

Dentre as poucas coisas que realmente merecem um elogio em meio aos últimos 12 dias no Brasil, onde uma greve de caminhoneiros tomou as estradas e desabasteceu as cidades brasileiras, foi o fato da Polícia Rodoviária Federal – PRF mostrar um preparo e uma habilidade condizente com o que se espera de uma corporação de elite, como é seu caso. Acostumados a lidar com os trabalhadores da estrada, os prfs apoiaram ao movimento, dialogaram com grevistas, monitorando, porém, cada ponto de paralisação para que em nenhum momento acontecesse a insanidade da obstrução total. Mesmo após o presidente da República, Michel Temer (MDB), anunciar que acionaria as forças federais de segurança, o que a incluía, a tranquilidade saiu de cena na conduta.

Até mesmo o Exército Brasileiro, adorado por tantos, acabou por passar por um desgaste no processo recente de desobstrução, já que muitos requeriam o apoio das Forças Armadas e até mesmo que elas tomassem o poder democrático e instalassem novamente uma ditadura no país. A PRF, no entanto, conseguiu aliar imposição com habilidade no diálogo e em Rondonópolis, por exemplo, foi a principal responsável pela chegada imediata de duas cargas de gás extraídas do bloqueio, atendendo a demanda. Em Mato Grosso como um todo, ainda ontem pela manhã (30), o superintendente da PRF no estado, Aristóteles Cadidé, anunciava a desobstrução dos principais pontos de bloqueio do estado em Rondonópolis, Pedra Preta, Pontes de Lacerda, Barra do Garças, Jaciara, Cuiabá e Trevo do Lagarto, enquanto muitos locais no Brasil a situação ainda era caótica.

Matérias jornalisticas pelo Brasil todo, bem como vídeos nas redes sociais, mostram grevistas elogiando a postura da PRF enquanto ocorriam aos manifestos. Em respeito ao Governo Federal, a instituição de segurança cumpriu seu papel, já ao povo em geral agora faz seu papel acelerando e facilitando o retorno total do abastecimento. Se alguém ganhou em meio a tudo isso, o que parece ser difícil afirmar, com certeza foi a Polícia Rodoviária Federal, institucionalmente.