Prevenção ao diabetes será discutida em audiência na terça-feira
Supermoveis

Fullbanner2


Prevenção ao diabetes será discutida em audiência na terça-feira

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
SHARE

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza na próxima terça-feira (27) debate sobre a implantação de política nacional de prevenção do diabetes, previsto no Projeto de Lei 6754/13.

A audiência pública foi solicitada pela deputada Carmen Zanotto (PPS-SC). Segundo ela, é necessário o debate para que se avalie a viabilidade de o Brasil implantar, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), novas medidas específicas relacionadas à doença.

Zanotto citou como exemplo a Lei de Proteção aos Diabéticos implementada na Itália. “Trata-se de uma lei dedicada especificamente às medidas para a prevenção e tratamento da diabetes mellitus, representando uma experiência original na Europa”, explicou.

A audiência será dividida em duas mesas. A primeira, que terá início às 9h30, discutirá “O Cenário do Cuidado do Diabetes e os Desafios do Tratamento”. Está prevista a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e da Sociedade Brasileira de Diabetes; o representante do Conselho Federal de Medicina, João Modesto Filho; e o integrante da Associação de Pacientes com Diabetes – ADJ Diabetes Brasil, Bruno Hellman.

Em seguida, a discussão se dará em torno de políticas públicas e da experiência italiana. Foram convidados:
– o coordenador-geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Sandro Martins;
– a representante da Sociedade Brasileira de Diabetes, Karla Melo;
– a representante da ADJ Diabetes Brasil, Vanessa Pirolo;
– e a deputada Italiana Renata Bueno , que participará por meio de videoconferência.

A audiência ocorrerá no plenário 7.

Montreal