PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Mil mudas são plantadas na 35ª edição do projeto Recuperando...
Fullbanner1


Macropel

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Mil mudas são plantadas na 35ª edição do projeto Recuperando Nascentes

Fonte:
SHARE

Redação/Assessoria

Cerca de mil mudas de árvores nativas foram plantadas na 35ª edição do projeto Recuperando Nascentes realizada no último sábado (25/07), na Fazenda Serra Verde, próximo ao distrito de São Lourenço de Fátima, em Juscimeira. A ação de iniciativa do Sicredi Sul MT contou com a presença de 80 pessoas entre voluntários e moradores locais.

O projeto lançado em agosto de 2012 tem como proposta a recuperação e preservação de nascentes das sub-bacias dos rios que são afluentes do Pantanal Mato-Grossense. Essas áreas abrangem os municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Guiratinga, Tesouro, São José do Povo, Poxoréu e Itiquira.

DSC_8700A Fazenda Serra Verde possui 352 hectares e é voltada para a atividade pecuária de cria e recria. Para o pecuarista e proprietário da fazenda, Nélio Nunes Cabetti, o projeto Recuperando Nascentes é de extrema relevância para a região. “Esta ação vem ao encontro de nossos anseios. É sempre bom nós cuidarmos dos nossos recursos hídricos que são tão valiosos”, ressaltou Cabetti.

Nesta edição foram plantadas espécies como Ipê, Angico, Igá, Embaúba e Aroeira. Segundo o responsável técnico do projeto, o engenheiro agrônomo Mário Fernando Bastos, a equipe do projeto realiza uma vistoria no local para constatar a existência de nascentes. “Após a localização, é feita uma delimitação com cerca de 50 metros de distância da nascente e a área é isolada. Logo após são definidas quais espécies vegetais podem ser plantadas no local. E por fim é feito o plantio”, explicou Bastos. A equipe técnica visita o local periodicamente para acompanhar a evolução das plantas.

DSC_8711O Recuperando Nascentes foi criado pelo Sicredi Sul MT com o objetivo de estimular atitudes conservacionistas, aliando desenvolvimento sustentável e preservação. “É com grande alegria que realizamos mais uma edição do nosso projeto, mas a alegria maior é ver que o Recuperando Nascentes foi adotado com carinho pelos colaboradores e associados da cooperativa”, afirmou o presidente do Sicredi Sul MT, Marco Túlio Soares.

O projeto Recuperando Nascentes é destinado diretamente aos associados e colaboradores da cooperativa e, indiretamente, à sociedade em geral. Além de recuperar nascentes degradadas, a iniciativa estimula colaboradores, familiares e outros associados a participarem do dia de plantio. É um momento de interação entre a cooperativa e a comunidade.

Montreal