Prêmio Mérito Rural homenageia quem trabalha em prol do setor agropecuário na...


Prêmio Mérito Rural homenageia quem trabalha em prol do setor agropecuário na Paraíba

0
Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Doze pessoas, empresas e entidades que trabalham para o fortalecimento do setor agropecuário paraibano, foram homenageadas nessa quinta-feira (1º/12) com o Prêmio Mérito Rural 2016, oferecido pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB). A solenidade de entrega da premiação aconteceu em João Pessoa.

O presidente do Sistema FAEPA-PB/SENAR-PB, Mário Borba, destacou a consolidação do evento. “Essa já é a terceira edição que realizamos e fazemos isso como uma forma de valorizar as várias pessoas que estão produzindo e que fazem isso de maneira inovadora e empreendedora. É muito gratificante para nós, nesse momento de modo particular, poder contar ainda com a presença dos nossos funcionários, dos presidentes de sindicato e toda diretoria”, comentou.

O prêmio é dividido em cinco categorias: Agroindústria, Produtor, Pesquisa Agropecuária, Formação Profissional Rural e Liderança. Ele ainda oferece um troféu especial, intitulado Henrique Vieira de Albuquerque Melo. Um reconhecimento ao produtor rural com veia empreendedora, responsável pela instalação do primeiro laboratório de inseminação artificial de bovinos, o Senor, e da primeira concessionária de máquinas e tratores da Paraíba, a Masa. Além disso, foi o maior criador da raça nelore do estado. Por fim, este ano ainda foi concedida uma homenagem de Honra ao Mérito.

O secretário executivo do SENAR Brasil, Daniel Carrara recebeu o título de Honra ao Mérito pela dedicação, empenho e responsabilidade em prol da educação e formação profissional da agricultura e pecuária paraibana. “Esse prêmio é muito importante por reconhecer as excelências do setor, seja na pesquisa científica, casos de sucesso de produtores rurais ou mesmo na liderança. Isso dá energia e estimula a continuar trabalhando e consequentemente ajuda no avanço do Estado e do país”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Campina Grande, João de Deus Rodrigues, também foi um dos homenageados, na categoria Liderança – Mobilização. “Essa homenagem que me foi prestada, vai aumentar ainda mais a minha responsabilidade em fazer com que o Sindicato se mantenha sempre com as portas abertas e prestando um serviço de qualidade aos nossos associados”, avaliou. Na justificativa do prêmio, foi destacado ainda o envolvimento e o trabalho de João de Deus à frente da Comissão do Leite da Faepa.

Várias autoridades, representantes de instituições e empresas públicas, sindicatos rurais e produtores prestigiaram o evento. O Prêmio Mérito Rural é concedido a cada dois anos. A próxima edição será realizada em 2018.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

Agroindústria
Empreendedorismo: Coapecal / Produtos Cariri
Contribuição: Usina Japungu

Produtor
Inovação: Marcelo Maurício de Sena
Superação: Hortaliças Sempre Verde

Pesquisa Agropecuária
Ensino: Alberício Pereira de Andrade
Pesquisa: Paula Fernanda Barbosa de Araújo

Formação Profissional Rural
Instrutor: Agilson Farias Montenegro
Mobilizador: Mayara Félix da Silva

Liderança
Poder público: Rômulo Montenegro
Mobilização: João de Deus Rodrigues

Honra ao Mérito
Daniel Küppel Carrara

Prêmio Mérito Rural Henrique Vieira de Albuquerque Melo
Deputado Júlio César (PSD/PI)

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEPA-PB/SENAR-PB
Fotos: Wagner Varela
www.faepapb.com.br