Prefeitura recebe em definitivo escritura pública de doação da área do Parque...
Fullbanner1

Fullbanner2


Prefeitura recebe em definitivo escritura pública de doação da área do Parque Berneck

Fonte: Assessoria
SHARE

O Parque Ambiental Bernardo Berneck agora é de fato e de direito do município de Várzea Grande. Foi assinada nesta sexta-feira (25), no cartório de 2º Ofício de Várzea Grande, a escritura pública de doação dos 26 hectares da área ambiental localizada na região central de Várzea Grande, além da escritura pública de dação em pagamento de tributos devidos pela doadora Berneck S.A. Painéis e Serrados, da área ao município.

Os documentos foram assinados pelo gerente jurídico da empresa Berneck, Cícero Alessandro Guerios, que ressaltou a importância do ato e os benefícios que a sociedade várzeagrandense terá com a implantação definitiva desse parque que leva o nome do fundador da Madereira Berneck. “Não somente a população várzeagrandense esperou por esse momento, mas nós da Berneck também queríamos ver a área transformada em um parque público. Era um sonho do nosso fundador o senhor Bernardo Berneck de instalar um parque na área, mas durante todos esses anos o fato não foi concretizado pela falta de interesse de ex-gestores. Só agora com a gestão da prefeita Lucimar Sacre Campos é que conseguimos concretizar a legalização da área tornando-a pública e tirar esse sonho do papel. A iniciativa e atitude da prefeita também esta incentivando que a empresa Berneck S.A. Painéis e Serrados volte a investir no município”, declarou Cícero após assinar os documentos, se referindo a novos empreendimentos comerciais que estudam ser implantados pela empresa nas áreas ao redor do Parque Ambiental Bernardo Berneck.

O próximo passo segundo o secretário de Governo, César Miranda, será de encaminhar as escrituras para assinatura da prefeita Lucimar Campos e posteriormente registrar a escritura pública junto ao Cartório de 1º Ofício de Várzea Grande. “São procedimentos burocráticos, mas necessários que serão finalizados em poucos dias. O importante é que a partir de hoje, a área é pública e pode oficialmente receber recursos públicos. Projetos arquitetônicos já estão sendo elaborados pela administração municipal para a revitalização geral da área. Mas para tanto é necessário buscar parcerias junto aos governos Estadual, Federal e Assembleia Legislativa”, informou César Miranda.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a ordem agora é de focar na realização de projeto para a revitalização total do novo parque municipal e dotá-lo de infraestrutura necessária para uso e lazer da população várzeagrandense. “Já temos o compromisso do governador Pedro Taques através do vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro em aplicar recursos públicos em obras de infraestrutura no Parque Ambiental Bernardo Berneck, além da participação dos deputados estaduais, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa, José Eduardo Botelho, que também se comprometeu a destinar recursos de emendas parlamentares para essas obras que irão garantir lazer e saúde para milhares de pessoas”.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, avalia como positiva a agilização e legalização da área que por mais de 10 anos aguarda para receber investimentos públicos. “Nossa equipe técnica foi extremamente ágil e eficiente em realizar os trâmites documentais que garantem a legalidade pública desses 26 hectares que tenho certeza será um dos maiores parques municipais dentro da área urbana do nosso município. Também já estamos trabalhando em projetos arquitetônico e executivo para o local, só assim garantiremos a captação de recursos estaduais e federais para estruturar o parque. Até a tramitação final dos projetos e a busca de recursos com certeza no ano de 2018 poderemos iniciar as obras”, garantiu Jayme Campos.

Para reforçar os investimentos no local e atender a demanda de segurança publica da população, já está confirmada a parceria com a Polícia Militar Ambiental para implantação de um posto do segmento para oferecer segurança tanto do patrimônio público como para os usuários do referido espaço e para educação ambiental.

“Durante muitos anos ali funcionou uma das maiores madeireiras de Mato Grosso, mas com o crescimento do Estado e a abertura de novas áreas principalmente para o agronegócio, os antigos proprietários mudaram seus negócios para outras cidades do Estado e hoje transferiram legalmente a área para que ali seja implantado de fato e de direito o Parque Ambiental Bernardo Berneck. Várzea Grande ganha não somente em lazer com um espaço que queremos implementar com trilhas de caminhada, lago de contemplação, espaços para apresentações de shows, realização de eventos, academias ao ar livre, entre outros equipamentos públicos de esporte e lazer, mas também em segurança. Pois além da polícia ambiental planejamos instalar uma base da Guarda Municipal no parque”, relacionou o secretário Jayme Campos.

Montreal