Prefeitura intensifica limpeza e conservação em vários bairros da cidade de Várzea
Supermoveis



Prefeitura intensifica limpeza e conservação em vários bairros da cidade de Várzea

Fonte: Da redação
SHARE

Equipes da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande estão reforçando e ampliando os serviços de limpeza em vários bairros da cidade no mês de julho. Além da conservação de pontos centrais como a Avenida 31 de Março, bairros mais distantes do Centro estão sendo atendidos com maior regularidade, como acaba de ser realizado no Distrito Industrial.

Nesse local, canteiros, calçadas, terrenos e ruas foram limpos, bolsões de lixo removidos e áreas verdes recuperadas. Nesse ano com maior intensidade, a prefeitura está notificando os proprietários de terrenos baldios e que vão se tornando bolsões de lixos e cobrando pela limpeza que o Município tem de realizar. “Na medida em que nosso cadastro imobiliário vai sendo atualizado pelos fiscais da secretaria de Gestão Fazendária, fica mais fácil encontrar os donos desses imóveis e cobrar, lançando o serviço na conta do próximo IPTU”, aponta o secretário Breno Gomes.

Como explica o secretário adjunto da Pasta, Virdinei da Silva, muitos locais nem precisariam de ação do Município porque são áreas particulares, e, no entanto, demandam a utilização de máquinas pesadas para que o serviço seja realizado. “Pelo bem coletivo temos de intervir em vários pontos da cidade, até porque esse trabalho de limpeza e conservação é uma forma de nos anteciparmos aos transtornos causados pelo período de chuvas, estamos aproveitando ao máximo esse momento estiagem para deixar a cidade limpa”.

Nessa semana, várias frentes de trabalho estão direcionadas para limpeza e manutenção da Avenida 31 de Março e dos bairros Asa Bela, Alice Gonçalves e Cohab Tarumã. “Hoje cedo, quem passou pela 31 de Março antes da 7h viu os servidores em ação, em uma grande operação de limpeza, que demandou inclusive, a interdição de meia pista, toda sinalizada com cones. Para agilizar a desobstrução da avenida, um caminhão caçamba acompanha os serviços de varrição e capinagem para recolher o mais rápido possível os entulhos e o mato e liberar a via”. Ainda conforme o secretário adjunto, além das ações focadas nessas localidades, há serviços de limpeza contínuos sendo realizados no Centro, nas principais vias da cidade, inclusive áreas comerciais de bairros populosos como o Cristo Rei.

O secretário da Pasta, Breno Gomes, lembra que os serviços de limpeza urbana são apenas etapas de todo um trabalho que a secretaria presta quando chega aos bairros. “Para 2018 estamos executando um orçamento de quase R$ 50 milhões, com a maior parte dele voltado para iluminação urbana, sinalização de vias, coleta de lixo e limpeza”.