Prefeitura inicia castrações gratuitas na UVZ
Adventista



Prefeitura inicia castrações gratuitas na UVZ

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

A Prefeitura deu início as castrações de cães e gatos gratuitas também na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Somente nesta segunda-feira (22), 30 animais passarão pelo procedimento. A meta é conseguir castrar cerca de 300 animais por mês no município. Somando as castrações que são feitas em uma clínica contratada e mais àquelas iniciadas na UVZ.

O coordenador da UVZ, Kleysller Wilon Silva, explica que atualmente estão sendo castrados os animais que aguardam na fila para o procedimento. Quem também necessitar de castrar cães e gatos deve fazer um cadastro na UVZ e aguardar ser chamado para realizar o procedimento.  A UVZ fica localizada na região das Chácaras Beija-Flor, nas proximidades da MT-130, rodovia que liga Rondonópolis a Poxoréu, e o fone de contato para mais informações é (66) 3411-5188.

Segundo Kleysller, animais que são portadores de doenças como leishmaniose, entre outras não podem ser castrados. Os animais que podem passar pelo procedimento devem ser saudáveis e ter de seis meses até cinco anos. “Os animais passam por avaliação de um médico veterinário e por exames antes de ser castrado”, ressalta.

Para o trabalho de castração a UVZ conta com sete médicos veterinários do município, 12 auxiliares e mais três pessoas para fazer o cadastro dos animais. A UVZ também aguarda uma visita do Conselho Regional de Medicina Veterinária para esta semana.

Kleysller lembra ainda que uma castração custa de R$ 400 a R$ 500 em uma clínica particular, e o município está garantindo a castração gratuita.