Prefeitura alcança meta na vacinação contra raiva e prepara prevenção contra a...
Supermoveis


Macropel

Prefeitura alcança meta na vacinação contra raiva e prepara prevenção contra a leishmaniose

Fonte: Ana Flávia Dorsa
SHARE

O Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica ocorreu no último sábado (11), em Rondonópolis (214 km de Cuiabá) e, apesar da chuva, aproximadamente 21 mil animais foram vacinados. No total, 80 postos de vacinação receberam os animais e cerca de 450 profissionais e voluntários trabalharam na imunização. A campanha segue até o fim do mês de novembro conforme determinação do Ministério da Saúde, mas a Prefeitura de Rondonópolis já prepara mais uma ação.

Conforme o médico veterinário e gerente da Divisão de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Kleizer Willon, o fechamento da campanha acontecerá no Cais no dia 25 de novembro, porém, neste mesmo dia, será realizado gratuitamente o exame de sangue dos animais para leishmaniose.

No mercado comum, este exame custa em média de R$ 120 à R$ 140, dinheiro que a população vai economizar se comparecer no fechamento da campanha. A doença atinge animais sadios e, por isso, os donos podem não perceber de imediato a presença da enfermidade no corpo do animal.

A doença é transmitida através da picada de um mosquito que vive em áreas de vegetação. Geralmente, ele se alimenta de material orgânico, e só se alimenta de sangue na época de reprodução. Para prevenir, o ideal é manter o canil limpo e usar coleiras repelentes, que devem ser trocadas regularmente conforme recomendação do fabricante.

Montreal