Prédios de nove Delegacias serão inaugurados pela Polícia Civil
Fullbanner1



Prédios de nove Delegacias serão inaugurados pela Polícia Civil

Fonte: Da redação
SHARE

Prédios de nove delegacias de polícia serão inaugurados pela Polícia Judiciária Civil, dentro do processo de modernização das estruturas de atendimento e prestação do serviço policial da atual gestão administrativa.

Serão inauguradas: a Delegacia Regional, Central de Ocorrências, 1ª Delegacia de Polícia e 3ª Delegacia de Policia, todas em Várzea Grande, Delegacia de Polícia de Arenápolis, Delegacia de Poxoréu, Delegacia de Colniza, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Delegacia Regional, ambas em Sinop.

As unidades policiais foram projetadas especialmente para atender os novos padrões adotados pela Instituição: acessibilidade, iluminação adequada, rede lógica, climatização, fachada, pintura padronizada e identidade visual, além de outras benfeitorias para atender melhor o cidadão, bem como proporcionar ao servidor qualidade e conforto no ambiente laboral.

Conforme o delegado geral da Polícia Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, as reformas dos prédios de muitas unidades foram viabilizadas graças à parceria dos governos municipal e estadual, com recursos oriundos também do empresariado local, termos de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público e o Poder Judiciário, além de emendas parlamentares.

Já as locações atendem ao compromisso da Polícia Civil em melhorar os prédios das unidades policiais, com redução de custos com aluguéis e humanizar o atendimento para todos os públicos.

“Com pouco temos conseguido fazer muito. Temos profissionais na Polícia Civil comprometidos com a instituição, sobretudo, com esta gestão. São delegados que contam com ajuda de investigadores e escrivães, e buscam além das atribuições investigativas, administrar  suas unidades de forma a trazer resultados positivos à Polícia Civil. Resultados, estes, que ficam mais fáceis de serem alcançados quando se tem uma equipe motivada, por trabalhar em um ambiente digno e saudável. Mais que tudo isso, buscamos sempre o respeito ao cidadão, para que se sinta confortável na unidade, no momento de fragilidade que procura a Polícia”, disse o delegado geral.

Em Várzea Grande, o prédio da Delegacia Regional, Central de Ocorrências, 1ª Delegacia de Polícia e 3ª Delegacia de Polícia, será inaugurado no dia 5 de julho, às 18h. As Delegacias estarão concentradas em uma única estrutura física, localizada na Avenida Filinto Muller, 2.225, centro de Várzea Grande (ao lado da Caixa Econômica Federal).

A Regional (unidade administrativa), Central de Ocorrências e 1ªDP sairão de um prédio que apresentava deficiência estrutural (Avenida Filinto Muller, 147, próximo ao aeroporto de Várzea Grande), para amplo espaço físico, com condições internas de trabalho aos servidores, conforto e acessibilidade a toda população do município.

A 3ª Delegacia de Polícia, conhecida por Delegacia do Jardim Glória, em razão das instalações insuficientes, também mudará para o prédio da Avenida Filinto Muller, 2.225. A transferência da 3ª DP para a região central dará maiores condições de acesso aos moradores. A unidade continua atendendo a população do bairro Jardim Glória assim como moradores de outros 126 bairros de sua circunscrição.

A Delegacia de Colniza mudará para endereço na Rua Abelha Rainha, s/nº, bairro Aprocol. A inauguração será no dia 30 de junho, às 09h30. O prédio foi construído para atender o interesse da polícia, em planta padronizada pela área técnica da Diretoria de Execução Estratégica, com 4 celas todas de concreto (obedecendo a legislação), pátio com mil m², cerca elétrica, salas para cartórios administrativo e investigativo e ambiente climatizado. A articulação para construção da delegacia começou com o delegado Marcos Bortolotto Remuzzi, no período dos 3 anos que atuou em Colniza, passando as obras serem acompanhadas pelo atual delegado, Edison Pick.

A Delegacia de Poxoréu, localizada na Avenida Joaquim Ribeiro Vilela, nº 21, Bairro Vila Cruzeiro, está previsto para inaugurar no dia 25 de junho, às 10h. Um prédio novo foi locado e feitas todas as adequações para funcionamento de uma unidade policial. O delegado regional de Primavera do Leste, Rafael Fossari, disse que a instalação atual está obsoleta e já não mais comportava a demanda, por falta de espaço para guarda de veículos, celas inadequadas, além de problemas de infiltrações, entre outros.

O novo prédio da Delegacia de Arenápolis, na Rua Gonçalves Ledo, nº 1465, bairro Vila Nova, saída para Denise, deve ser inaugurado no dia 01 de julho, às 09h30. O prédio onde por vários anos foi o endereço da unidade está em péssimas condições estruturais, funcionando de forma precária anexa a Cadeia Pública do município. Um novo prédio foi locado para oferecer ambiente digno aos policiais e qualidade na prestação do serviço público aos moradores.

Já a Delegacia da Mulher de Sinop, com endereço na Rua das Caviúnas, Lt 16 A, Quadra 110, Setor Comercial, bairro Centro, está em processo de finalização e logo deverá ter calendário para entrega.

No mesmo edifício da Delegacia da Mulher, em Sinop, na parte superior, funcionará a Delegacia Regional (unidade administrativa) e no piso inferior estará a Especializada para atender o público feminino. O delegado regional, Douglas Turíbio Schutze, disse que o prédio tem 240 m² e está em excelente localização aos cidadãos de Sinop.

Conforme o diretor de Execução Estratégica da Polícia Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende, o que se busca hoje dos delegados gestores (titulares das unidades) são métodos alternativos para melhoria dos imóveis, com a obtenção de recursos extra-estado, desenvolvendo gestão junto ao Ministério Público,  ao empresariado, as prefeituras, entre outras iniciativas para melhoria estrutural das unidades.

“No atual cenário de crise econômica é preciso buscar talentos de gestão dentro da administração da Polícia Civil. Queremos identificar líderes e não chefes. Pessoas que motivem seus servidores e introduzam uma postura pró-ativa, visando o bem estar da população e do ambiente de trabalho, sem deixar de lado a atribuição investigativa”, finalizou Mário Resende.

Boa gestão

Utilizando-se de boas práticas, alguns delegados do interior e da região metropolitana  buscaram meios para melhorar as estruturas da Polícia Civil local, auxiliando a Diretoria de Execução Estratégica nos trâmites para locações de  imóveis compatíveis a instalação de unidades policiais. Dentre eles estão: José Ricardo Garcia Bruno (Arenápolis), Douglas Turibio Schutze (Sinop); Rafael Fossari ( (Regional de Primavera responsável pela reforma de Poxoréu); Rafael Mendes Scatolon (Pontes e Lacerda – que reformou a Delegacia Regional com apoio da Prefeitura); Daniel Santos Nery (ampliação da Delegacia de Lucas do Rio Verde); Gutemberg de Lucena Almeida (Mirassol D’Oeste, pátio da delegacia ampliado); Marcelo Melo de Laet (responsável pela reforma e mudança da Delegacia de Jaciara); Daniela Maidel (reforma e mudanças de delegacias de Várzea Grande); Elaine Fernandes Silva (revitalização da Derf-VG), Alexandre Morais Franco (Tangará da Serra, reformas que serão custeadas por emendas parlamentares), Marcos Bortolotto Remuzzi (delegado de Juína, ajudou no processo de construção da Delegacia de Colniza), Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz (reforma do Goe), Douglas Turíbio Schutze (Regional de Sinop), bem como o Setor de Transporte, em Cuiabá, o qual passou pelo processo de revitalização.