Porque ir ao Psicólogo?
Supermoveis



Porque ir ao Psicólogo?

Fonte: Da redação
SHARE

Eis uma pergunta que em muitas situações se goza de certa dúvida sobre realmente o que é este profissional psicólogo, qual a importância do seu trabalho para sociedade na qual estamos vivendo?

Bom, para termos uma noção, psicólogo é o profissional formado por uma instituição de ensino superior, devidamente registrada por órgãos competentes que avaliam o ensino oferecido, em um período de 5 anos dentre á graduação de Bacharel em Psicologia, com disciplinas amplas e mistas, respaldadas por estágios curriculares durante seu período de formação, disciplinas que vão desde comportamento , desenvolvimento e amplos aspectos subjetivos, profissionais e sociais do sujeito. E com registro legal, ao órgão que respalde á profissão, como também sua atuação, CRP (Conselho Regional de Psicologia).

Mas afinal, porque tenho que ir ao Psicólogo?

Costumo dizer, que o psicólogo, durante toda sua formação, e no qual nunca para de estudar, sempre com visão de estar dentre as nuances do desenvolvimento e comportamento humanos, trabalha com ferramentas necessárias
que só pertencem ao profissional psicólogo.

Bom, se voltarmos nosso olhar para nós mesmos, iremos perceber que em algum momento de nossas existências, precisamos lidar com algo pessoal, que até eu mesmo desconheço, ou em outras circunstâncias sentimentos e emoções confusos que aviva sentimento de dor, sofrimentos e angústia, e que em muitas das vezes procuro falar e ser ouvido, mas não consigo me expressar para uma pessoa próxima a min, neste sentido pergunto. Alguém já passou por uma situação assim?

Este aí, o momento crucial da presença do psicólogo, te escutar, mas não somente escutar, mas sim lhe dar importância para o que foi dito, sentir ativamente o que esta sendo expresso, e sem qualquer julgamento ou apontamento de errado ou certo, com objetivo sempre de acolher tuas palavras.

O psicólogo vai me curar ou prescrever remédios para mim?

O psicólogo no processo terapêutico não lhe trará a cura, mas participará genuinamente de todo seu processo de busca para alcança-la, e a estabilização das suas emoções, ou que seja no enfrentamento e superação de suas angústias, traumas, e conflitos.

Não lhe prescreverá remédios, pois não cabe a sua conduta e atuação. Mas lhe fornecerá ouvidos atentos, para suas falas, olhos para lhe observar, e palavras necessárias, ditas em momentos exatos, para que você possa realmente
encontrar seu caminho, e a trilhar sozinho e superar o que lhe causa dor.

Nós pensamos na felicidade como uma emoção, mas é aquilo que brota dos valores que foram conscientemente escolhidos e desenvolvidos – nós somos felizes quando alcançamos aquilo que é importante para nós (BUTLER, 2012).

O psicólogo estará ali para caminhar com você, respeitando tua subjetividade e tuas escolhas, afinal, á psicologia trabalha os princípios da natureza humano.

O que devo fazer em uma consulta com psicólogo?

Não se trata de tomarmos com tópico os sintomas físicos, é importante, sim não podemos excluir, mas importante para o processo psicoterápico se baseia no que você vai falar, nas suas palavras, o que lhe esta proporcionando angústia, e sobretudo se envolver naquele momento, pois se torna único somente teu, aquele
50 minutos dedicados á você para falar, e ser ouvido.

Mas só vou falar?

A conduta do psicólogo se baseia de acordo com seus princípios de formação, mas eu enquanto profissional, digo que tudo haverá o momento adequado para qualquer pronúncia, ou outra ação, e o que é importante é o conteúdo que a
pessoa esta me trazendo, sendo ele na sua particularidade de verbalização, ou na simplicidade de sua expressão.

Quando saberei que estou de alta?

Em meu campo de atuação e enquanto princípio teórico adquirido costuma dizer, que á alta, somente o cliente lhe dará, porque ele, mas do que ninguém saberá responder, se realmente consegue trilhar teus caminhos sozinhos e
a flutuar em ondas de conflitos e angustias que a vida lhe apresentará.

Posso ir a qualquer Psicólogo?

Não há algum fator primordial que lhe indique, em qual deve se ir, poderão ocorrer indicações médicas, ou de pessoas que são próximas, ou até por livre demanda pessoal, o que se torna importante é procurar o profissional, sabemos que hoje nossa rotina exige mais das pessoas, e por consequência proporciona fatores estressantes com maior frequência, e uma das importantes decisões para o processo psicoterapêutico, é procurar um profissional psicólogo.

Fazer psicoterapia, e o primeiro passo para lhe reconhecer verdadeiramente, descobri seus valores, reavivar tua essências, e á contemplar o que de maravilhoso teus olhos consegue enxergar. Buscar por caminhos, aonde
seus passos firmes poderão passar, e a buscar uma vida que jamais em tua existência vivera.

Portanto, faça psicoterapia, não existe um momento tão único para se encontrar com seu interior, descobrir novas versões e fazer florir aquilo que em muitas das vezes estava adormecido.

Adilson Lisboa Tavares
Psicólogo
CRP. 18/03877