Politec adquire câmera fotográfica microscópica para exames de balística
Supermoveis

Fullbanner2


Politec adquire câmera fotográfica microscópica para exames de balística

Fonte: Governo do Estado do MT
SHARE

Uma câmera fotográfica microscópica de alta resolução, para captura de imagens em comparadores balísticos foi adquirida pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Os peritos da Gerência de Perícias de Balística passaram por treinamento com um representante da marca Leica Microsystems, durante a tarde desta quarta-feira (24.08) para utilizar o aparelho.

Com o equipamento e o software, a expectativa é a obtenção de maior precisão na obtenção das imagens e qualidade dos laudos periciais, conforme explicou o gerente do setor, perito Emivan Batista.

Tínhamos três comparadores Balísticos, entretanto a captura de imagens era feita em apenas dois, pois em um deles (o mais antigo), não possuía câmera e software de captura de imagens. Agora com a aquisição desta câmera podemos capturar as imagens em todos os comparadores da Gerência, sendo possível trabalhar em três laudos periciais simultaneamente, capturando as imagens para anexar aos Laudos”, afirmou. O valor total do contrato de aquisição e instalação do equipamento custou R$ 29.610,00 ao orçamento da Politec.

O exame de comparação balística consiste na análise macro e microscópica dos sinais e deformações produzidas durante o atrito entre o projétil e o cano da arma após o disparo, que são como impressões digitais capazes de identificar se os projéteis são provenientes da mesma arma.

No processo de comparação, normalmente busca-se a produção de padrões de confrontos, obtidos com a arma suspeita, através de tiros realizados em stands de balística. Após a coleta, os projéteis são submetidos à comparação.

De 1º de janeiro a 24 de agosto, a Gerência produziu 1.047 laudos periciais de balística de todo Estado.

Montreal