Polícia Federal realiza operação contra desvios de dinheiro em obras de estradas
Fullbanner1


Adventista

Polícia Federal realiza operação contra desvios de dinheiro em obras de estradas

Fonte: O livre
SHARE
Ednilson Aguiar/O Livre

Uma pessoa foi conduzida para depor e um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Cuiabá

A Polícia Federal realizou uma operação contra desvios de recursos no Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Rondônia (Dnit-RO). Uma pessoa foi conduzida coercitivamente para prestar depoimento em Cuiabá e também foram realizadas buscas e apreensões em um endereço na capital mato-grossense.

Os recursos federais investigados eram destinados à construção, pavimentação, conservação e recuperação de rodovias federais, além da abertura, melhoramento ou recuperação de ramais. O prejuízo é estimado em R$ 700 milhões.

Também participam da operação agentes do Ministério Público Federal, da Controladoria-Geral da União, da Tribunal de Contas da União e da Receita Federal. Cerca de 150 servidores cumprem 23 mandados de condução coercitiva e 26 de busca, nos municípios de Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Pimenta Bueno (RO), Ji-Paraná (RO), Cuiabá (MT) e Araraquara (SP).

O esquema investigado envolve servidores do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Acre (DERACRE), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RO), além de empresários. Os valores eram pagos por serviços não executados e materiais que nunca seriam entregues. O grupo também se utilizaria de funcionários fantasmas.

Três servidores do Dnit foram afastados de seus cargos por suspeita de envolvimento com os crimes investigados.

São investigados os crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Montreal