Poder público vai trabalhar de forma integrada nos Jogos Escolares
Adventista



Poder público vai trabalhar de forma integrada nos Jogos Escolares

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Alto Boa Vista (a 1.100 quilômetros de Cuiabá) é a terceira cidade a receber a proposta pedagógica dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. O município sediará, no mês de maio, a etapa da região Nordeste dos jogos.

A proposta foi apresentada nesta terça-feira (28.03) a professores, diretores de escolas, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Departamento de Esportes de Alto Boa Vista. Os envolvidos gostaram da iniciativa, principalmente no que se refere a integração entre as instituições para fortalecer os jogos.

Para o policial Felipe Regess, a polícia pode ajudar no processo pedagógico dos jogos por meio das palestras do programa Proerd. Segundo ele, a corporação dispõe de profissionais capacitados para abordar assuntos com os jovens sobre drogas, sexualidade e violência.

Ele sugeriu que podem acontecer palestras durante os cinco dias de jogos. “Cada dia nós abordaríamos um tema diferente com esses jovens. Nossa principal preocupação é que os estudantes sempre optem pelo caminho da escola e se afastem das drogas”, enfatizou.

A secretária de Educação de Alto Boa Vista, Almira Souza, também gostou da proposta pedagógica dos jogos. Ela comentou que muitos pais reclamam da ausência de aulas durante a semana de aulas, mas que o novo formato do evento veio para corrigir isso. 

Ela também destacou que as escolas de Alto Boa Vista pensam numa série de apresentações culturais para enriquecer os jogos escolares na cidade. Conforme a secretária será uma forma dos demais alunos, que não competem, se integrarem aos jogos por meio de ações pedagógicas. Além das apresentações culturais, os alunos podem promover feiras científicas ou trabalhos de campo envolvendo pesquisas sobre as vantagens da cidade sediar os jogos escolares.

O Conselho Tutelar é outro importante órgão que estará envolvido no evento. A conselheira de Alto Boa Vista, Maria Amélia, defende maior integração entre os conselhos dos municípios que enviarão jovens para participar dos jogos.

Ela frisou que essa união é muito importante, pois os estudantes virão de sete municípios da região Nordeste, sendo que a realidade da juventude é diferente em cada cidade. Dessa forma, segundo Amélia, os conselhos podem auxiliar uns aos outros nos problemas comportamentais que possam surgir entre os alunos. “Nossa maior preocupação é quanto ao bullying entre os estudantes”, destacou.

Os Jogos Escolares da Juventude (Etapas regionais e estaduais) são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com as cidades sedes dos jogos. A competição é dividida em 10 etapas regionais e três etapas estaduais, que mobilizam cerca de 10 mil estudantes.