Plenário rejeita retirada de pauta e começa a votar PEC sobre recursos...
Supermoveis


Macropel

Plenário rejeita retirada de pauta e começa a votar PEC sobre recursos no STJ

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
SHARE

O Plenário rejeitou a retirada de pauta e começou a votar, nominalmente, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 209/12. De autoria da ex-deputada e atual senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) e do ex-deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), o texto disciplina o acatamento do chamado recurso especial pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em setembro de 2015, o Plenário rejeitou, por 304 votos a 139, o substitutivo da comissão especial para a PEC. Em razão dessa rejeição, os deputados poderão analisar ainda o texto original da PEC.

Atualmente, a Constituição permite que se recorra ao STJ, na forma desse recurso especial, contra decisão que, na visão do recorrente, contrarie tratado ou lei federal; negue sua vigência; julgue válido ato de governo local contestado em face de lei federal; ou dê a lei federal interpretação divergente da de outro tribunal.

O texto original da PEC prevê que o recorrente deverá demonstrar a relevância das questões de direito federal infraconstitucional discutidas no caso e, para o tribunal recusá-lo, precisará de 2/3 terços dos membros do órgão competente para o julgamento.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube.

Montreal