PGE promove ações orientativas para novos procuradores
Supermoveis


Macropel

PGE promove ações orientativas para novos procuradores

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT) promove uma série de treinamentos, capacitações, palestras e visitas técnicas para orientar os 26 novos procuradores empossados esta semana. As ações devem ocorrer até o dia 05 de maio.

No último dia 24, véspera da posse, foi realizado o treinamento de manuseio do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE) e PGEnet, ministrado pelo  procurador Rodrigo Carvalho, na Subprocuradoria Fiscal, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Na terça-feira (25.04) à tarde, o procurador-geral do Estado, Rogério Gallo, a corregedora-geral, Gláucia Amaral, e os subprocuradores-gerais da atual gestão apresentaram a nova reestruturação da PGE.

Nesse dia, também foi abordando o tema “A Realidade do Poder Executivo/História e Conquistas da Instituição e o Papel do Advogado Público”,  que teve como convidado o vice-presidente da Associação dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Telmo Lemos, e o procurador do Estado de Mato Grosso do Sul, Ulisses  Schwarz Viana, além  de representantes da Associação dos Procuradores de Mato Grosso (Apromat).

“Estamos preocupados com o novo Código de Processo Civil. Estamos usando termos muito técnicos e precisamos usar uma linguagem mais moderna. Somos advogados públicos do Estado, mas não estamos aqui para fiscalizar e defender crimes. Onde nós estamos? Vamos aprender a andar com as pessoas boas. Vamos trabalhar a advocacia pública com fundamentação, usar a filosofia, a sociologia e a antropologia. Somos formadores de opinião. Nós estamos construindo a advocacia pública”, disse o procurador do Estado de Mato Grosso do Sul, Ulisses Viana, ao falar das experiências que adquiriu nos debates em congressos e conferências sobre advocacia pública.

Palestras

Entre os dias 02 e 05 de maio, a instituição organizará novas palestras, na sala de reuniões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). No primeiro dia, o procurador Renério de Castro Júnior abordará “Organização interna da PGE-MT”.

Na quarta-feira (03.05), será a vez do procurador Alexandre Callejas ministrar o tema “Representação do Estado de Mato Grosso em Brasília”.

Na sequência, o procurador Alexandre Cesar fará uma apresentação sobre a instituição e a inserção no cenário do Estado de Mato Grosso. O tema “O que esperar do Advogado Público/Desafios da carreira” será abordado pelos procuradores Leonardo Vieira e Glaucia Amaral.

Visitas

A procuradora-adjunta, Gabriela Novis Neves, e a corregedora Gláucia Amaral estão conduzindo os novos procuradores para visitas técnicas aos locais onde eles atuarão, como por exemplo, a sede da PGE, as unidades especializadas da instituição, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e outros órgãos que compõem o Poder Judiciário.

Montreal