Pessoas com deficiência e incapacidade de locomoção podem receber vacinação em suas...
Fullbanner1

Fullbanner2


Pessoas com deficiência e incapacidade de locomoção podem receber vacinação em suas residências

Fonte: Assessoria
SHARE

A fim de garantir às pessoas com deficiência e incapacidade de locomoção, doenças incapacitantes e/ou degenerativas que vivem em nosso município as aplicações de vacinas, sem que estes precisem se deslocar até a unidade de saúde, o vereador Juary Miranda (SD) propôs Projeto de Lei para este fim. De acordo com o documento, o município terá, caso o projeto seja aprovado, disponibilizar um profissional da saúde para ir até a residência deste cidadão e garantir o serviço.

 

O vereador explica que a ação é um método preventivo eficaz para se evitar diversas doenças. “A difícil situação destas pessoas acima citadas, tem sido a dificuldade de locomoção e, consequentemente, o acesso a este serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde. É papel de Estado garantir ao cidadão, sem discriminação, o direito a saúde, de forma que cabe a este essa garantia a todos, principalmente aos mais necessitados e com dificuldade ou impossibilidade de locomoção”.

 

Ele alega ainda que a falta de acessibilidade é outro problema enfrentado por estas pessoas. “As limitações de suas capacidades, como dificuldade de movimentar-se, de flexibilidade, coordenação motora e percepção, somadas à falta de acessibilidade, têm sido uma preocupação constante nas últimas décadas e por vezes impede que as pessoas que necessitam de um apoio para se locomoverem fiquem sem a devida vacinação”, fala.

 

Segundo Miranda, a proposta encontra respaldo na Constituição Federal, no princípio da dignidade da pessoa humana e está direcionada a um grupo diferenciado em face dos princípios dos direitos humanos, promovendo saúde e qualidade de vida a eles. O projeto garante, ainda, a vacinação em fundações, casa de repouso, asilos e em qualquer outra entidade que tenha pessoas com deficiência e incapacidade de locomoção, para que possam receber o benefício.

Montreal