Pesquisa indica segundo turno e confirma Mauro favorito ao Governo
Supermoveis



Pesquisa indica segundo turno e confirma Mauro favorito ao Governo

Fonte: Da Redação com MidiaNews
SHARE
Ex-prefeito de Cuiabá está há dois anos sem mandato, mas é o nome mais bem avaliado pela população. Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Ainda sem apresentar os quadros de rejeição, uma primeira rodada de pesquisas realizada em Mato Grosso pelo instituto Voice Pesquisas, divulgada nas últimas horas pelo site MidiaNews, mostra o pré-candidato ao Governo Mauro Mendes (DEM) liderando a corrida ao Palácio Paiaguás, seguido de perto pelo atual governador, Pedro Taques (PSDB). Porém, com a consolidação de uma terceira via relevante com o nome do atual senador, Wellington Fagundes (PR), o segundo turno é praticamente uma realidade já previamente cravada.

Mauro pontuou 19,5% na modalidade estimulada, em que o entrevistador apresenta uma relação de nomes ao eleitor. Em seguida aparece o governador Pedro Taques (PSDB), com 16,1% das intenções, seguido pelo senador Wellington Fagundes (PR), com 11,5%; pelo procurador Mauro (PSOL), com 6%; e o ex-prefeito Otaviano Pivetta(PDT), com 4,4%. Os votos brancos e nulos somaram 18,4%; os indecisos, 24,2%.

Considerando a margem de erro do estudo, que é de 3,5%, para mais ou para menos, Mendes e Taques estão empatados tecnicamente.

Sem Mauro, Taques cresce

Taques só volta a liderança caso Mauro recue da candidatura, segundo a amostra. Em um segundo cenário, o Voice estimulou o nome do ex-governador Jaime Campos (DEM), possível nome a entrar na disputa sem a presença do ex-prefeito de Cuiabá. Sem Mendes, o resultado mostrou Taques com 18,4%, Wellington subiria para 13,6%, Jaime com 9,2%, procurador Mauro iria a 8% e Pivetta teria uma leve subida para 5,4%. Os votos em nulo somaram 19% e os indecisos 26,5%.

O Voice Pesquisas ouviu 801 eleitores em 30 municípios de todas as regiões do Estado, entre os últimos dias 03 e 07 de maio. O levantamento foi contratado pelo próprio instituto e está registrado no TRE-MT sob o nº MT-06142/2018.

Voto espontâneo

O instituto também realizou a modalidade espontânea, quando o pesquisador apenas pergunta em quem o eleitor irá votar para o Governo, sem apresentar uma relação de nomes. O resultado foi o seguinte: Taques aparece com 2,9%; Mauro Mendes com 2,6%; Jaime Campos com 1,5%; Wellington Fagundes com 1%; Blairo Maggi e Pivettacom 0,2%; e Carlos Fávaro, juíza Selma Arruda; Nilson Leitão, Procurador Mauro e Silval Barbosa com 0,1%.

Nessa modalidade, os votos em branco e nulo somaram 10,2%; os que não responderam, 0,1%; e os indecisos 80,5%.