Pequenos produtores recebem orientação sobre programas de comercialização institucional
Fullbanner1



Pequenos produtores recebem orientação sobre programas de comercialização institucional

Fonte: Ana Flávia Dorsa
SHARE
Foto: Assessoria

Na última quinta-feira (13), às 08h, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria de Agricultura realizou no salão do Sindicato da Agricultura Familiar do bairro Monte Líbano, uma reunião com produtores da agricultura familiar, com a finalidade de orientar esse grupo acerca dos projetos de comercialização institucional como Programa de alimentação escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimento da Companhia Nacional de Abastecimento (PAA- Conab).

Cerca de 100 produtores participaram do evento e além de tirarem dúvidas quanto aos programas, expuseram as dificuldades em participar deles como a burocracia e o transporte dos alimentos.
Conforme o secretário de Agricultura, Gladston Alves Moureira, o encontro foi satisfatório e dele, surgiu novas propostas para facilitar o processo de integração e logístico dos envolvidos.

“Cerca de 30% da compra dos produtos destinados à merenda escolar precisam advir da agricultura familiar. Sendo assim, esses produtores muitas vezes perdem essa oportunidade por não conhecerem os programas. Outro ponto importante é a dificuldade no transporte que pode ser resolvida com o centro de distribuição”, pontua o secretário.

Assuntos como certame, relação de cooperativa e município, programa de aquisição de alimentos, doação simultânea entre outros temas foram abordados pelos palestrantes.

Participaram da reunião integrantes da cooperativa de Pedra Preta e Ouro Branco, equipe da merenda escolar de Rondonópolis, Assessoria Pedagógica Estadual, Comissão Pastoral da Terra e movimentos sociais como Movimento de Trabalhadores Assentados e Acampados (MTA), Movimento sem Terra (MST), 13 de Outubro e Movimento de Luta pela Terra (MLT).