Parque Tecnológico de Mato Grosso pode ser instalado em Rondonópolis
Supermoveis

Fullbanner2


Parque Tecnológico de Mato Grosso pode ser instalado em Rondonópolis

Fonte:
SHARE
Prefeito Percival Muniz/ Foto- Roger Andrade

Redação/ ASCOM

O Parque Tecnológico de Mato Grosso pode ser instalado no município de Rondonópolis. Essa é a expectativa do prefeito Percival Muniz e da secretária-chefe do Gabinete de Desenvolvimento Econômico do Município, Stefânia Pasqualotto, que assinaram uma Carta de Intenção para ser enviada à Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia. A iniciativa coloca a cidade como candidata a sediar a unidade com investimento previsto de R$ 3,14 milhões.

Na Carta de Intenção, Percival Muniz destaca o potencial da cidade que desponta como principal pólo industrial do país e mercado gerador de emprego e renda. “Rondonópolis vem se destacando no cenário nacional como um importante pólo de desenvolvimento industrial e logístico da Região Sul do Estado. Isto se deve principalmente aos resultados e indicadores que a colocam como a ‘Rainha do Algodão’, ‘Capital da Soja ou do Agronegócio’ em Mato Grosso”, argumenta.

Outra informação repassada pelo prefeito e a secretária Stefânia Pasqualotto é com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Rondonópolis – IDHM (IBGE 2010) de 0,755 que é considerado alto, além do PIB de 29.107,26 (2012). Os gestores destacam ainda a área territorial de 4.165 quilômetros quadrados e a localização privilegiada próxima da capital Cuiabá, a população estimada de 211.718 habitantes, a estrutura aeroportuária e o mercado comercial e de serviços, inclusive na área de educação, com faculdades públicas e privadas.

O principal destaque é para o parque industrial da cidade com 174 empresas instaladas em três distritos e o terminal intermodal da ALL que é considerado o maior corredor de exportação de grãos do país. Dentre as empresas citadas estão a Bunge, ADM,  Noble, Santana Textiles, Cervejaria Petrópolis, TBM e Nortox, além da Raízen Combustíveis que vai funcionar como distribuidora para alguns estados e deve ser inaugurada nesta quarta-feira (18).

Até o mês de janeiro deste ano o município contava com 16.846 cadastros ativos de empresas de pequeno, médio e grande porte. A atual administração estruturou o Gabinete de Desenvolvimento Econômico para oferecer apoio e soluções aos diversos empreendimentos, desde individuais, micros, empresas nascentes ou com potencial para inovar, da cadeia de turismo e empresas de grande porte.

A prefeitura de Rondonópolis atua no fortalecimento da cadeia de inovação local, em parceria com a Incubadora de Empresas – I-deia. O município apoia empresas e empreendedores inovadores com planejamento, estruturação e acompanhamento das propostas inovadoras.

A população é beneficiada com a capacitação de mão-de-obra especializada. O programa de qualificação desenvolvido pelo município oferece cursos profissionalizantes, principalmente para mulheres e jovens interessados em conquistar espaço no mercado de trabalho.

Depois de apresentar o resultado de todos os esforços feitos nos últimos dois anos para transformar Rondonópolis numa cidade com potencial para avançar em crescimento econômico e desenvolvimento social, o prefeito esclareceu que o objetivo da Carta de Intenção é a estruturação do Parque Tecnológico de Mato Grosso na cidade de Rondonópolis.

No documento, Percival Muniz fez o compromisso de ceder uma área de até cinco hectares para instalação da unidade ao lado do Campus da UFMT e do Núcleo da Secitec.

A área ofertada está próxima também da construção do Centro de Beneficiamento de Produtos de Origem Animal e Vegetal e o Núcleo Laboratorial de Tecnologia e Controle de Alimentos.

O prefeito antecipou ainda que já está negociando outra área anexa ao terreno que pode elevar o espaço do Parque Tecnológico para até 15 hectares.

A Carta de Intenção é assinada também pelo presidente da Acir, José Luís Gonçales Ferreira; pelo presidente do Comciti, Wanderlan Barreto Rosa; e pelo pró-reitor da UFMT, professor doutor Javert Melo Vieira.

 

 

Montreal