Parceria entre Hospital Regional de Rondonópolis e Unic incentiva acadêmicos à doação...
Fullbanner1



Parceria entre Hospital Regional de Rondonópolis e Unic incentiva acadêmicos à doação de sangue

Fonte:
SHARE

Através de parceria entre a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), do Hospital Regional Irmã Elza Giovanella e a Faculdade Unic de Rondonópolis, foi realizada nesta terça-feira (14), durante todo o dia, campanha de doação de sangue. Alunos, professores e funcionários do campus Floriano Peixoto tiveram a oportunidade de contribuir com o estoque do banco de sangue.

A estudante do 5º semestre de odontologia, Joana Jhullie de Lara Lima, aproveitou a oportunidade e tornou-se doadora. “Meu aniversário foi no último domingo, mas eu gostaria de presentear, através da doação de sangue, as pessoas que precisam dele para viver. E que todos possam ter a sensibilidade de entender que a doação de sangue não traz prejuízo nenhum, ao contrário, só nos faz bem”, contou a estudante.

Para a coordenadora acadêmica da Unic, Joelma Saravy, a realização da campanha, que faz parte da atividade acadêmica “Trote Solidário”, só foi possível por meio da acessível parceria com a UCT. “Queremos que a parceria se estenda também para os próximos semestres letivos, pois a participação dos alunos está sendo grande. Estamos satisfeitos”, disse Joelma.

A enfermeira Mariana Munhoz Scarpetta acompanhou a campanha no campus universitário. Segundo a profissional, que atua há oito anos no Hospital Regional, o candidato a doador de sangue passa por três etapas antes do colhimento, sendo a primeira uma triagem hematológica para checagem dos sinais vitais, como pressão arterial e taxa de hemoglobina, que detecta, por exemplo, anemia e excesso de ferro. “É importante que a pessoa esteja bem alimentada e hidratada”, ressaltou a enfermeira.

Na segunda etapa, denominada triagem clínica, o doador responde a um questionário relacionado à suas condições de saúde. Se estiver apto, ele é encaminhado ao procedimento. “Mesmo após todo esse processo, o sangue colhido passa por análises clínicas para comprovar sua utilidade”, destacou.

Sobre a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT)

Atualmente o UCT de Rondonópolis atende o Hospital Regional e outras unidades de saúde, como o Pronto Atendimento (PA), o Centro de Nefrologia e o Pronto Atendimento Infantil (PA Infantil). Outros 19 munícios da região também são beneficiados com o Banco de Sangue, que distribui diretamente para os municípios de Alto Araguaia, Itiquira, Guiratinga e Pedra Preta.