Parceria com projeto estadual oferece operação de catarata para 500 pessoas
Supermoveis



Parceria com projeto estadual oferece operação de catarata para 500 pessoas

Fonte:
SHARE

Assessoria

A Caravana da Transformação, um projeto estadual móvel que oferece serviços básicos de saúde e pequenas cirurgias, acontece entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro em Jaciara, cidade a 70 quilômetros de Rondonópolis. Para reduzir a fila de cirurgias de catarata e pterígio vinculadas ao SUS, a Secretaria Municipal de Saúde transporta 500 pacientes para a cidade vizinha.

Programada de 26 a 31 de fevereiro, com exceção do dia 29, a parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e o Governo do Estado de Mato Grosso prevê o transporte via ônibus de 100 pacientes por dia. Com prioridade para os pacientes com maior tempo de espera por cirurgias de catarata e pterígio, os ônibus partem da Secretaria Municipal de Saúde às 4h30.

Segundo informações da Central de Regulação da Prefeitura de Rondonópolis, os pacientes são recrutados por telefone, levando em consideração a prioridade e o tempo de espera pela cirurgia. Uma enfermeira deve acompanhar os pacientes durante todo o trajeto de ida e volta.

Em alguns casos em que é necessária a permanência do paciente na cidade, a Defesa Civil de Jaciara disponibiliza até 300 colchões em suas escolas municipais.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a parceria deve reduzir as filas do SUS municipal. Atualmente, 1.260 pessoas aguardam na fila de espera por uma cirurgia de catarata e outras 1.195 aguardam a cirurgia de pterígio.