Pacientes do Caps-AD têm orientação em saúde bucal
Fullbanner1

Fullbanner2


Pacientes do Caps-AD têm orientação em saúde bucal

Fonte:
SHARE

Redação / ASCOM

Na manhã desta terça-feira foi realizada a primeira de uma série de palestras sobre a importância da saúde bucal para os pacientes do Caps-AD- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, II Afro Carlos Stefanini Bautista – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Caps-AD, Roseli Pereira Soares, os pacientes do Centro são pessoas com dificuldades de coordenação em decorrência do uso de álcool e outras drogas e a palestra favorece uma melhora na higiene oral, melhor coordenação e atividade da limpeza de forma correta.

“A palestra serve para a prevenção de doenças em decorrência da má limpeza dos dentes, pois se a pessoa não tem uma boa conservação da sua cavidade oral, ter comprometimento gastrointestinal, ocasionando, por exemplo, uma gastrite. Muitas vezes o paciente sabe escovar os dentes, mas nunca teve uma aula, às vezes por falta de tempo ou oportunidade, de como realizar esse processo corretamente”, alertou Roseli.

A equipe multidisciplinar do Caps-AD tem diversos profissionais para o atendimento dos aproximadamente 45 pacientes diários, como enfermeiros, psiquiatra, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, artesão, psicólogo, redutor de danos, assistentes sociais, que trabalham toda questão social e apoio emocional; mas de acordo com Roseli a equipe ainda não tinha um profissional para a saúde oral.

“Já conversamos com a coordenação da Odontologia da atenção básica, para melhorarmos essa questão da saúde bucal e a partir de hoje teremos palestras sobre esse tema a cada quinze dias”, informou a coordenadora.

 

 

Montreal