Outubro Rosa: Talk Show reuniu profissionais da saúde no último dia da...
Fullbanner1



Outubro Rosa: Talk Show reuniu profissionais da saúde no último dia da campanha

Fonte:
SHARE

Preocupados com os índices de câncer de mama entre a população, a Elielcio Academia juntamente com a Revista Saúde e a Alto Giro Rondonópolis realizaram o “Talk Show Revista Saúde: a prevenção que faz a diferença”. O evento foi realizado dia 31 de outubro e reuniu cerca de 60 pessoas. Uma das propostas do evento foi a troca de informação sobre a prevenção ao Câncer de Mama, sob a visão de profissionais de diferentes áreas.


O mastologista Dr. Renato Augusto Menegaz esclareceu dúvidas sobre a realização de cirurgias preventivas e de reconstrução mamária, assim como os exames preventivos e o auto-exame.

Dr. Hélio Cerávolo, dermatologista, abordou os cuidados com as unhas e a pele para mulheres em tratamento, além da técnica de crioterapia capilar, que evita a queda dos fios durante a quimioterapia, devido ao resfriamento do couro cabeludo.

A fisioterapeuta Selma Mendonça alertou sobre a prevenção de linfedemas, ou seja, o inchaço dos braços na pós cirurgia de remoção das mamas e esvaziamento axilar.
Suely Malimpensa Leiva abordou o assunto sob o ponto de vista da psico-oncologia, que procura compreender as dimensões psicológicas presentes no diagnóstico da doença e do enfrentamento dos pacientes e familiares, enfatizando a positividade.

O profissional de educação física Elielcio Novaga apontou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 25% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados se as pacientes praticassem exercícios físicos regularmente. Além disso, o professor deixou bem claro que a atividade física pode ser realizada em todos os momentos do tratamento, melhorando a qualidade de vida e diminuindo as chances de reincidência do tumor.

O evento contou ainda com a presença do presidente da APOR (Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis) o Sr. Flávio Rocha, que elogiou a iniciativa e agradeceu os recursos destinados a APOR pela venda dos convites.