Números do governo e da Anfip sobre contas da Seguridade provocam polêmica...
Supermoveis



Números do governo e da Anfip sobre contas da Seguridade provocam polêmica em comissão

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
SHARE

O presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), pediu há pouco que fosse retirado do painel onde são transmitidas as apresentações dos convidados das audiências públicas duas tabelas do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, que comparavam a metodologia do governo e a da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) para as contas da Seguridade Social.

A tabela da Anfip estava nomeada de “Tabela Falsa”, e a do governo, de “Tabela Verdadeira”. Isso foi criticado por deputados contrários à reforma da Previdência. A reclamação partiu do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e foi endossada por outros parlamentares.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) chegou a dizer que o ministro não estava respeitando a Constituição, que define o que é gasto e o que é despesa da Seguridade Social. “O ministro não pode violar a Constituição, sob pena de crime de responsabilidade”, disse Valente.

A comissão especial da Câmara dos Deputados analisa a PEC 287/16, que altera regras em relação à idade mínima e ao tempo de contribuição para se aposentar, à acumulação de aposentadorias e pensões, à forma de cálculo dos benefícios, entre outros pontos.

A audiência pública continua no plenário 2.

Veja também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Mais informações a seguir