Nova unidade da Biblioteca Container é inaugurada em Primavera do Leste
Fullbanner1



Nova unidade da Biblioteca Container é inaugurada em Primavera do Leste

Fonte: Thiago Mattar, com informações da assessoria
SHARE
O prefeito Leonardo Bortolin participou da inauguração da nova unidade de leitura compartilhada. Foto: Assessoria.

Nesta manhã de terça-feira (26), o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, participou da inauguração da Biblioteca Container da Vila União. O projeto de compartilhamento de livros conta inicialmente com 1.500 títulos e foi idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Durante a inauguração, o prefeito ressaltou a importância do projeto. “Vejo a cultura e o esporte como os grandes agentes transformadores”, disse Bortolin. O chefe do executivo ainda afirmou que esteve na região quando ainda atuava como presidente da Câmara e percebeu que o local merecia mais atenção do poder público.

A Biblioteca Container é um projeto cada vez mais adotado em municípios pelo Brasil. Além de incentivar a leitura dos moradores, o local funciona ainda como pontos de cultura, onde podem ser realizados saraus, palestras, oficinas e cursos.

O acervo deste tipo de biblioteca é dinâmico, e pode aumentar por meio de contribuições espontâneas. Não há controle de retirada ou acréscimo, ficando a população responsável pela zeladoria do local.

Outras unidades
Além da recém inaugurada, três bibliotecas no formato container estão espalhadas por Primavera do Leste e mais outras quatro estão planejadas.

De acordo com Tiago Strassburger, da secretaria de Cultura, algumas unidades do projeto chegaram a ser depredadas no início, mas com o tempo foram preservadas e hoje são protegidas pela comunidade. “Algumas posturas destrutivas, mas a arte é resistência, ela reitera e floresce, pulsa e permanece, graças à população que doou livros e a população que cuida”.

Montreal