Nova Tecnologia na Construção Civil
Fullbanner1


Macropel

Nova Tecnologia na Construção Civil

Fonte:
SHARE

imagesOs pisos DRENANTES possuem capacidade de vazão de água permitindo a drenagem das águas pluviais para o subsolo, evitando o empoçamento de água e minimizando as enchentes.
Podem ser utilizados em áreas externas em estacionamento de veículos de passeio, para o transito de pedestres em calçadas, e passeios, apresentam um bom isolamento térmico e tem características de ser antiderrapante.

OS PISOS DRENANTES – O Piso Permeável Drenante, em concreto poroso, inova o conceito de revestimento para caminhos, acessos e calçadas. São peças totalmente drenantes, com textura diferenciada, que garante a permeabilidade do solo tão necessária nos dias atuais. Inove, crie, preserve o meio ambiente, sem abrir mão da beleza. Com suas propriedade porosa o piso permeável drenante absorve 95% da água.Evitando assim a incidência de enchentes, favorecendo a natureza no que diz respeito a permeabilidade do sol., de fácil aplicação, o piso drenante não necessita de contrapiso, isto porque pode ser assentado diretamente no solo, basta apenas que a área esteja nivelada e o assentamento pode ser feito.

O piso permeável drenante pode ser produzido em várias cores. indicado para áreas de jardins, calçadas, acesso a garagens e como pula pula, é o único piso considerado 100% ecológico, por sua capacidade de absorção da água e a real passagem para a terra.
.

ASSENTAMENTO:

O assentamento do piso DRENANTE deve ser realizado sobre camadas drenantes preparadas de forma a possibilitar o escoamento de água, a contenção lateral deve ser realizada com antecedência possibilitando o travamento do piso assentado, atenção no texto abaixo que demonstra
como deve ser realizado todo processo: – O solo existente deve ser uniformizado com uma enxada, preparado com os caimentos necessários, e apiloado com um compactador de percussão tipo sapo. A contenção lateral deve ser prevista para o travamento das peças.
.

Pisos ecologicamente corretos
O piso drenante é uma das soluções para enfrentar e amenizar os efeitos das chuvas torrenciais seguidas de enchentes
• 16/01/2010

• 22h03

• Oswaldo Eustáquio, especial para a Gazeta do Povo
3600Comentários (0)
Pisos ecologicamente corretos

Em tempos de fortes chuvas e enchentes, a permeabilidade do solo tem sido um fator de grande relevância no planejamento de uma construção. Além de ser uma medida obrigatória para que se obtenha uma licença da prefeitura, é uma opção que atende a uma fatia do mercado, que está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade. “Dessa forma, as águas da chuva correm para as chamadas bocas de lobo, que são buracos para escoamento e levam a água até os rios.” “As cidades precisam crescer, mas de uma maneira que não afete o meio ambiente. “O tema sus¬¬tenta¬bilidade está em alta.
O engenheiro civil Andrey Slavik de Freitas, da construtora San Remo, optou pelo piso drenante para concluir o edifício Maison Classique, em Curitiba. “Além de o piso drenante ser ecologicamente correto, é mais resistente e antiderrapante. Isso traz mais segurança aos moradores do prédio.” Ele comenta que o custo benefício é muito bom, mesmo sendo mais caro. “Aprovamos o sistema de pisos e compramos outra remessa para empreendimentos futuros”, diz Slavik.

O desafio da sustentabilidade depende de cada cidadão, argumenta Vanderlei John, professor da área de edifícios e o meio ambiente da Uni¬¬ver¬¬sidade de São Paulo (USP). “Um piso de concreto pode ser parte do problema urbano ou fazer parte da solução com o uso do piso drenante. Sob o ponto de vista am¬-biental, esse piso seria uma boa solução para diminuir o risco de enchentes urbanas.”
O uso desses pisos segue o conceito segmentado, muito parecido com os antigos pavimentos de paralelepípedo, com a diferença de a superfície ser regular e as peças serem industrializadas, é o que afirma Cláudio Oliveira Silva, gerente de indústria da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP).

O espaço entre a colocação de uma pedra e outra é de sete milímetros, em média. Segundo ele, seria importante a conscientização da população sobre a drenagem nas grandes cidades. “Um bom ponto de partida para isso, seria as prefeituras darem descontos no IPTU para quem utilizar pisos drenantes”, opina Silva.

Descrição do produto

Os pisos drenantes possuem porosidade que permitem a infiltração da água, são fáceis de serem colocados e removidos, e são aplicados diretamente sobre o chão.

Pisos drenantes permitem que a água se infiltre pelos poros da peça e, juntamente com a preparação de uma base de solo drenante, permitem que a água se infiltre também através do terreno, retardando a chegada da água ao subleito, pois a água escoada fica armazenada por um certo tempo nas camadas de base e sub-base, funcionando como um reservatório e ao mesmo tempo um filtro, o que auxilia na solução dos problemas das enchentes.

Ideais para áreas externas, os pisos drenantes podem ser utilizados em espaços públicos ou privados, como calçadas ecológicas, praças, garagens, estacionamento, passeios, entre outros. Possuem alta aderência e resistência ao atrito, e podem ser utilizados até em locais de manobra e trânsito de veículos. Permitem a utilização imediata do pavimento, logo após sua aplicação, e podem ser removidos e reaproveitados em eventuais reparos no pavimento ou abaixo deste, em redes subterrâneas.
Com esse tipo de piso, também é possível criar diversas combinações através da variedade de cores e modelos existentes.

Uma alternativa ecológica aos demais pisos encontrados a venda no mercado, os pisos drenantes provam que a preservação dos recursos naturais pode ser realizada em cada gesto, incluindo as etapas da construção. Os produtos ecológicos representam possibilidades de bons negócios e não comprometem a residência de uma propriedade.
Piso drenante promete solução estética e sustentável.07/04/2012
Por que Piso Drenante:

MELHOR PERMEABILIDADE DO SOLO

Os pisos drenantes permitem que a água se infiltre pelos poros da peça e, juntamente com a preparação de uma base de solo drenante, permitem que a água se infiltre também através do terreno, retardando a chegada da água ao subleito, pois a água escoada fica armazenada por um certo tempo nas camadas de base e sub-base, funcionando como um reservatório e ao mesmo tempo um filtro, o que auxilia na solução dos problemas das enchentes.

CONSERVAÇÃO DA ÁREA ÚTIL DO TERRENO

Podem ser utilizados na construção de pátios residenciais e comerciais, estacionamentos, calçadas e vias de tráfego leve, e nas áreas de permeabilidade exigida pelas leis vigentes. Desta forma é possível conciliar tais exigências com a área útil do terreno.

MELHOR QUALIDADE DA ÁGUA

A camada de base granular do pavimento permeável funciona como um filtro para a água da chuva, reduzindo a sua contaminação.

MELHOR CONFORTO TÉRMICO

Contato em Rondonópolis e região: reginaldo@rododias.net.br

Montreal