Negri cobra e consegue revitalização de postos de saúde na zona rural
Fullbanner1



Negri cobra e consegue revitalização de postos de saúde na zona rural

Fonte: Da Redação NMT
SHARE
Vereador inspecionou 25 unidades. Foto - Arquivo pessoal

Após o vereador de Rondonópolis, Silvio Negri (PCdoB), inspecionar e registrar a situação degradante de 25 unidades de saúde pelo zona rural da cidade, o Executivo Municipal recebeu as reivindicações do parlamentar e irá revitalizar os postos de atendimento. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), junto com a Secretaria Municipal de Saúde, estarão realizando visitas para confirmar a realidade exposto por Negri. A inspeção do Executivo ocorre desde esta terça-feira até quinta-feira (30 e 31 de outubro e 1º de novembro).
A decisão de realizar a revitalização das unidades foi tomada em reunião realizada na Prefeitura Municipal de Rondonópolis, na última segunda-feira (29), com a presença até do prefeito, José Carlos do Pátio, da secretária de Saúde, Izalba de Albuquerque, da secretária da Sinfra, Nívea Calzolari e do vereador Silvio Negri. O parlamentar ressaltou em suas redes sociais que a situação precária dos “PSF’s” da zona rural é uma cobrança antiga das comunidades.
De acordo com a coordenadora da Atenção da Saúde, Kellen Cristina Paiva, algumas unidades precisam de pequenos reparos como pintura, troca de caixa d’água, conserto no telhado, porém outras são mais complexas, podendo haver reforma do lugar, ampliação caso seja necessário mais espaço para melhor atender a população e até mesmo construção, quando não há viabilidade de reformar ou ampliar.
Em média, 1,2 mil famílias são atendidas em cada unidade que têm como função principal a prevenção. “Quando se fala em saúde é preciso garantir o funcionamento das unidades de fato e não só de direito. A atenção básica é responsável por esta busca ativa, sendo o elo mais próximo da comunidade mais carente, na execução de um trabalho fundamental de controle e acompanhamento. Essa nossa preocupação também é compartilhada pelo Executivo e esperamos agora que as obras de adequação iniciem o quanto antes”, ressaltou.
Reunião entre vereador e membros do Executivo para avanço na solução da demanda ocorreu nesta semana