Mutirão atende população no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Supermoveis



Mutirão atende população no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Fonte: Ana Flávia Dorsa
SHARE
Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Ações Programáticas, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, realizou na última sexta-feira (24) no período da tarde, um Mutirão para intensificar o atendimento aos usuários no Centro de Referência de Tuberculose, localizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do bairro Santo Cruz.

O serviço que ofereceu consulta médica, orientações, exame de escarro e raio x dos sintomáticos. Conforme o técnico do programa de Hanseníase e Tuberculose do município, todos os anos a data é lembrada para chamar atenção das pessoas sobre a doença.

“A Tuberculose tem tratamento e cura, mas ela também mata. É importante as pessoas procurarem as unidades de saúde, caso identifique os sintomas, pois há profissionais capacitados para identificar o problema e encaminhar para especialista que atende no SAE”, destaca Lourenço.

Conforme o infectologista Erlon Cortez, a Tuberculose é contagiosa e se transmite pelo ar. Sintomas como tosse, perda de peso, febre, dor no peito, sudorese noturna, falta de fome, são sintomas que sugerem a tuberculose e devem ser observados.

“A Tuberculose é uma doença crônica e debilitante, invariavelmente mata as pessoas. O tratamento é oral, a base de comprimido, disponível na rede pública.

Em Rondonópolis, conforme dados de 2014 a cidade registrou 58 casos da doença.