Mitos e verdades sobre a compra de carros em leilões


Mitos e verdades sobre a compra de carros em leilões

Descubra quais são as principais vantagens de se adquirir um automóvel usando a modalidade de leilão

0
Fonte: Lut Leilões
COMPARTILHE

É cada vez maior o número de pessoas que recorrem aos leilões para adquirir bens, seja com fins de investimento, de revenda ou de uso pessoal. A internet facilitou bastante esse trabalho e hoje é possível dar lances em leilões que ocorrem quase que diariamente em todas as partes do país.

A forma de transação é uma das mais seguras que existem e toda a documentação é checada diversas vezes durante o processo. É mais seguro comprar um imóvel ou automóvel em um leilão, por exemplo, do que fora dele, haja vista a grande quantidade de confirmações necessárias para que o bem alienado seja oferecido para o público.

Porém, muitas pessoas deixam de considerar a possibilidade de comprar um carro em um leilão pelo simples fato de terem algumas ideias pré-concebidas sobre essa modalidade que não correspondem à realidade. Chegou a hora de conhecer mitos e verdades sobre a compra de carros em leilões.

1 – É possível comprar um carro pela metade do preço

Verdade! Uma das principais vantagens dos leilões de automóveis é o fato de que os valores iniciais muitas vezes podem corresponder a 50% do valor de venda de um bem. Há uma série de razões que podem fazer com que isso aconteça e elas vão desde a quantidade de bens leiloados até a pressa que o antigo proprietário (ou credor) tem de transformar os bens em dinheiro.

Por isso, a regra de ouro para aqueles que desejam comprar um automóvel em um leilão de veículos é pesquisar bastante. Há grandes oportunidades quase todos os dias nesse segmento e sai na frente aquele que se mostrar mais atento, organizado e ágil na hora de fazer um cadastro ou enviar uma proposta.

2 – Somente carros com problemas aparecem em leilões

Mito! Esse é um dos maiores motivos pelos quais muitas pessoas ainda torcem o nariz para leilões de automóveis, porém essa informação é completamente equivocada. Em primeiro lugar, há carros de todos os tipos em leilões como esses, desde modelos novos e sem nenhum problema mecânico a até carros batidos ou com documentação por ser regularizada.

Em outras palavras, há opções de escolha para todos os gostos. Para não levar para casa um veículo que não satisfaça as suas necessidades, a dica é ler com muita atenção todos os detalhes do edital. Nele devem constar as condições gerais do carro bem como as informações relativas ao fato de existirem ou não pendências jurídicas em relação a ele.

3 – É importante levar um mecânico de confiança para conferir o veículo

Verdade! Como já mencionamos, as empresas sérias que trabalham com leilões de automóveis descrevem em detalhes qual é o estado físico e documental de um veículo, mas detalhes mecânicos que não correspondam a danos não constam nessa lista. Por conta disso, as empresas de leilões online deixam claro que essa é a uma responsabilidade do comprador.

A boa notícia é que sempre é possível vistoriar o veículo antes de concluir a transação. Dessa forma, a dica de levar um mecânico de confiança para conferir o estado do veículo na hora da vistoria é bastante válida e costuma render bons frutos. Assim, você á fica sabendo quanto terá que investir na revisão para ter o carro rodando em perfeitas condições o mais rápido possível.

4 – Carros comprados em leilão não podem ser segurados

Mito! Um automóvel adquirido em leilão é um veículo como outro qualquer e, em razão disso, não há justificativa alguma para que as seguradoras se recusem a emitir uma apólice de proteção apenas pelo fato de o veículo ter sido adquirido desta forma. O que acontece, sim, é que algumas seguradoras podem impor restrições extras.

Entretanto, isso vai depender única e exclusivamente da vistoria técnica. Caso opte por negar a cobertura, a seguradora precisa dar uma justificativa coerente. Além disso, ela não poderá cobrar valores abusivos, em desacordo com o que é praticado no mercado, apenas em razão da forma pela qual o bem foi adquirido.

5 – Carros comprados em leilão vêm cheios de dívidas

Mito! Essa é uma boa notícia para os compradores de automóveis em leilão. Para compensar a compra, sabendo que o proprietário pode ter eventuais despesas com manutenção e reparos, o Código Brasileiro de Trânsito, em seu artigo 328, prevê que ao ser transferido o veículo adquirido em leilão fica livre de débitos, como por exemplo o IPVA.

Isso significa que ao finalizar a compra do veículo é como se você quitasse todas as dívidas relacionadas a ele de imediato. Dessa forma, o consumidor tem a garantia de que as compras são feitas sem nenhuma surpresa desagradável, respeitando-se tudo aquilo que foi indicado no edital do leilão em questão.

Leilão de automóveis: considere essa ideia

A melhor coisa a se fazer se você está pensando em considerar a compra de um automóvel usado, para uso próprio ou para renda, é verificar quais são as oportunidades que existem nos leilões. Com um pouco de pesquisa, você verá que é possível encontrar grandes oportunidades, com automóveis novos e em boas condições de uso.

Na internet, há diversos relatos de proprietários que compraram um automóvel em leilão de carros e não se arrependeram. Tudo depende, é claro, de você encontrar empresas de boa reputação, como é o caso da Lut Leilões, e ler atentamente as regras do edital em cada uma das modalidades.